Metade dos protetores solares para o rosto testados pela Proteste não tiveram o desempenho esperado, com proteção inferior à indicada na embalagem. Das dez marcas levadas ao laboratório para avaliar a eficácia, os produtos da Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay não apresentaram o Fator de Proteção Solar (quanto mais alto o FPS, mais caro) que consta dos rótulos.

Dessa forma, o consumidor acaba sendo prejudicado, porque paga o preço proporcional ao FPS, não tem acesso à informação correta e está menos protegido dos efeitos maléficos dos raios solares. Essa exposição pode resultar em problemas como queimaduras e até câncer de pele.

Para a Proteste, os produtos não estão adequados para a venda. Informamos os resultados do teste para a Anvisa e Sociedade de Dermatologia. A Proteste exige que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) retire os produtos que não atendem a lei.

O protetor La Roche Posay, por exemplo, apresentou 42% a menos do que o indicado de FPS. A metodologia indicada na norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera aceitável uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem. Porém, os outros quatro produtos (Sundown, L’Oreal, ROC, e Sunmax) também tinham mais do que esse percentual permitido.

Vale saber que o FPS avalia a capacidade de os produtos filtrarem a radiação do tipo UVB, que atinge a camada mais superficial da pele, podendo causar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele. O valor de FPS consiste na razão entre o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo protetor solar e o tempo, para o mesmo efeito, com a pele desprotegida.

Por exemplo, quando se usa um filtro solar com FPS 30, a mesma pele leva 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. Por isso, saber o exato fator de proteção é fundamental, pois indica o quanto se está protegido contra a radiação UVB.

TESTE ENCONTRA BAIXA EFICÁCIA
No teste foram avaliados ainda a proteção UVA dos produtos, que desde 2012 são obrigados a cumprir uma nova exigência da Anvisa: a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo.

O produto da L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado, em vez dos 33% exigidos para UVA.

Por outro lado, o protetor solar Nivea apresentou uma proteção UVA excelente. Como os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, bronzeamento (escurecimento), além de também contribuírem para o câncer de pele.

Essa é a quarta vez que a Proteste testa protetores solares (agora, pela primeira vez, na versão para o rosto), tendo persistido o problema de discrepância entre o indicado nos rótulos e o que o laboratório constata de proteção oferecida. Por conta disso, a Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos comercializados para evitar esses descumprimentos constantes.

PROTESTE SUGERE RECALL
Preocupada com os resultados do teste de protetor solar facial, a Proteste solicitou aos cinco fabricantes dos produtos com FPS inferior ao indicado Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares em relação aos dados de UVB. O produto da L’Oreal também precisa ajustar seu rótulo, que indica alta proteção UVA, uma vez que não atingiu o valor mínimo de proteção requerido pela Anvisa.

Propomos ainda à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que obrigue os fabricantes a fazer um recall desses protetores. As empresas teriam que comunicar a quem os adquiriram, que o FPS é inferior ao informado no rótulo.

A Proteste orienta que o protetor solar faça parte do dia-a-dia. Você deve escolher os produtos adequados, pois além de proteger contra o envelhecimento precoce da pele, eles colaboram para a prevenção de manchas e marcas de expressão causadas pela exposição excessiva ao sol, além de problemas mais sérios, como o câncer de pele, que corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil.

Foram testadas a eficiência e a qualidade dos protetores solares faciais pela primeira vez — embora já tivéssemos avaliado outros tipos. Enviamos ao laboratório dez marcas, com FPS igual ou superior a 50. Na análise, foram verificados o fator de proteção solar (proteção UVB), o índice de proteção UVA e a resistência à água. Checamos ainda a rotulagem e pedimos a 30 voluntárias para experimentarem os produtos. Elas opinaram sobre facilidade de espalhar no rosto, absorção e aroma, entre outros aspectos.

 

RESPOSTA DO FABRICANTE

A L’Oréal refuta, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhece os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos.

A L’Oréal reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia. Todos os testes de nossos produtos solares – em particular os referentes a segurança e eficácia – foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente.

Ao contrário da Proteste, a L’Oréal apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial, utilizando as metodologias ISO 24444:2010 (FPS) e ISO 24442:2011 (PPD).

Os testes dos produtos Anthelios XL Fluide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L’Oréal Paris), que foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, apresentam resultados absolutamente divergentes dos informados pela Proteste, conforme abaixo:

Resultados:

– Anthelios XL Fluide FPS 70

(testes realizados pelo Laboratório Dermscan):

FPS = 85,4

UVA: 44,5

Solar Expertise Invisilight FPS 50

(testes realizados pelos Laboratórios IEC France e Poland Dermscan):

FPS = 58,9

UVA: 23,2