Maria Schneider, morta em 2011, aos 58 anos, não mentia quando acusava o diretor Bernardo Bertoluccim e o astro Marlon Brando de terem abusado dela. Ela deu vida a personagem Jeanne, no filme o Último Tango em Paris, de 1.972, e foi estuprada por Brando na cena mais famosa do filme, a da manteiga onde brando pratica sexo anal com ela.

Quarenta e quatro anos depois, em uma entrevista feita em 2013, ao programa holandês College Tour, Bertolucci admitiu que o impacto da cena deve-se ao fato de Maria haver sido pega de surpresa. A gravação se perdeu, Bertolucci, cada vez mais isolado – ficou paralítico por causa de uma cirurgia malsucedida de coluna -, nunca mais voltou ao assunto. Só que a gravação foi recuperada.

Maria tinha 19 anos e nenhuma experiência de cinema. Seus protestos nunca foram muito levados a sério porque era a palavra dela contra a de grandes artistas como Bertolucci e Brando. Mas eis que Maria dizia a verdade. A verdade sobre a cena famosa foi desvendada na semana passada pelo site norte-americano da revista Elle. 

Em entrevista, Maria revelou que se sentiu humilhada pela cena na qual ela foi estuprada de verdade por Marlon Brando, pois uma cena que envolvia “sexo” não estava no roteiro e foi proposta por Brando. Quando me falaram da cena, eu tive uma explosão de raiva. Eu joguei tudo que estava à minha volta. Ninguém pode forçar alguém a fazer algo que não está no script. Mas eu não sabia isso. Eu era muito jovem. Então, eu fiz a cena e chorei. Minhas lágrimas em cena eram verdadeiras.

Mas as palavras mais duras da entrevista não foram dirigidas a Brando, mas sim a Bertolucci. Ele manipulava a todos no set. O próprio Brando disse depois que se sentiu estuprado pelo cineasta. Ele tinha 48 anos. E era Marlon Brando!, afirma.

Na entrevista, Bertolucci revelou que Brando e ele tiveram a ideia na manhã em que a cena foi filmada. Imaginaram que o personagem de Brando usaria a manteiga como lubrificante anal, mas mantiveram o segredo entre eles, contando com a reação ‘espontânea’ da atriz. No programa, Bertolucci conta que se sentiu muito mal por não haver instruído Maria, mas reconhece que, para o filme, foi melhor.

O diretor revela que queria filmar sua reação como mulher, não como atriz. Jeanne, a personagem, é violentada por Brando, e foi isso que ocorreu na realidade. Queria que ela reagisse humilhada. Maria era muito jovem para interpretar a cena como a víamos. Acho que ela sempre nos odiou, a Brando e a mim, pelo que fizemos, admitiu Bertolucci, e é verdade.