SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, anunciou nesta segunda-feira (5) que concorrerá à Presidência nas eleições de abril. Membro do Partido Socialista, Valls disputará com outros concorrentes a candidatura da esquerda nas primárias de janeiro. Outras legendas participam das prévias. O premiê afirmou que apresentará sua renúncia nesta terça (6) para se concentrar nos trabalhos da campanha. “Quero dar tudo pela França”, disse Valls, 54, a apoiadores em Evry, subúrbio de Paris.

O anúncio da candidatura de Valls ocorre poucos dias depois de o presidente François Hollande, também membro do Partido Socialista, abrir mão da disputa para se reeleger. É a primeira vez desde 1958 que um presidente não tenta se reeleger na França. Hollande foi eleito em 2012. Sua popularidade caiu devido ao baixo crescimento econômico e ao alto desemprego. A satisfação com seu mandato bateu em apenas 4%.

O Partido Socialista, de centro-esquerda, provavelmente não chegará ao segundo turno das eleições. As pesquisas de opinião sugerem, atualmente, que a Presidência será disputada entre François Fillon (centro-direita) e Marine Le Pen (extrema-direita). Fillon venceu no dia 27 as primárias da sigla Os Republicanos. Ele derrotou o ex-presidente Nicolas Sarkozy e o ex-premiê Alain Juppé.