O sol brilha fraquinho, a noite chega mais cedo, o ar é frio e a neblina e neve cobrem cidades e campos, enfeitando a paisagem. É tempo de ver a Alemanha nos dias que antecedem o Natal, quando o cenário é de encantamento e sonho nos Mercados Natalinos.

A tradição é secular, originada no costume de alegrar as crianças com presentes. As barracas, que no início vendiam brinquedos e enfeites natalinos junto com o mercado tradicional de cada cidade, aumentaram tanto que se transformaram em um mercado específico, decorado com uma imensa árvore colorida e luzes que se acendem logo cedo, quando começa a escuridão do inverno.

Doces típicos, vinho quente com especiarias, artesanato, enfeites: tudo faz a festa para os locais e os turistas. Na Alemanha o mercado mais antigo e mais famoso é o Nuremberger Christkindlesmarkt, visitado todos os anos por milhares de estrangeiros. O palco do mercado é a praça das igrejas Lorenzkirche e Frauenkirche.

No meio da praça, um grande presépio com figuras esculpidas em madeira, centraliza as atenções. Nas barracas enfeitadas com ramos de pinheiros e iluminadas por lanternas coloridas, anjos dourados, brinquedos, velas artesanais, doces e figuras formadas por frutas, nozes, papel, convivem com o famoso Lebkuchen. O doce é especialidade de Nüremberg, preparado com farinha, mel e especiarias (cardomomo, canela, cravos da Índia).


Aproveite para viajar agora e curtir a atmosfera natalina no Hemisfério Norte

Nos finais de tarde da época do Advento, escolares formam procissões iluminadas por lanternas, seguindo até o morro onde se encontra a Fortaleza Imperial, onde a história do Natal é apresentada em quadros vivos, ao ar livre.

A cidade medieval de Rothenburg o.d. Tauber, localizada na Estrada Romântica, que se estende de Wuerzburg até Fuessen, tem um mercado natalino feito de encantamento e magia. O cenário é formado pelas torres e pelas janelas iluminadas da Igreja St. Jakob. Os turistas podem acompanhar as rondas noturnas dos guardas em trajes medievais ou apreciar os cantos corais de grupos infantis – os Sternsinger – cantores das estrelas.

Frankfurt, famoso centro comercial e financeiro, se transforma também nesta época do ano, com o mercado natalino concentrado entre o conjunto arquitetônico Roemer , a Prefeitura da cidade, e várias casas reconstruídas depois da guerra, em estilo medieval. Era o local onde durante muitos séculos os habitantes da cidade festejavam a coroação dos imperadores.

Turistas e locais se aquecem com o Apfelwein, vinho quente de maçãs, e os tradicionais doces Bethmaennchen, ouvindo músicas natalinas tocadas em instrumentos de sopro na torre de uma igreja vizinha.


Na movimentada Berlim, a grande árvore natalina próxima ao Portão de Brandeburgo faz atração

Outros mercados natalinos acontecem em Luebeck, Colônia e Berlim. São mais de 70 cidades na Alemanha oferecendo espetáculos de cores, música e alegria até a véspera do Natal.

E todos aproveitam das especialidades gastronômicas da época, nas barracas de comidas típicas que servem o vinho quente, as amêndoas torradas, o Dresdner Stollen (pão de Natal com frutas cristalizadas), o Aachener Printen (pão de gengibre), Lebkuchen (pão de mel) e as salsichas de várias espécies, dependendo da região.

Na hora das compras de presentes, a oferta é variadas: enfeites de vidro lapidados à mão, bolas pintadas individualmente, decorações tradicionais para o alto da árvore natalina, anjinhos dourados, velas trabalhadas artesanalmente em cera de abelhas. E há brinquedos para crianças de todas as idades.

O centro das atenções é sempre o presépio, e em alguns deles, as figuras esculpidas à mão são em tamanho natural. Em outros, o cenário é animado por artistas amadores, representando a Sagrada Família.


Dresden é uma das setenta cidades alemãs a ter Mercado Natalino famoso

Em Munique uma árvore natalina domina a praça Marienplatz, no centro da cidade, iluminada por mais de 3000 velas. O Nikolausmarkt existe desde 1310. Um dos mercados mais antigos da Alemanha é o de Dresden, capital da Saxônia, chamado de Striezel-Markt. Em Augsburg, músicos vestidos de anjos tocam músicas natalinas no saguão da Prefeitura. Concertos de Natal são tradição em Würsburg e em Leipzig.

Um dos maiores mercados natalinos no país é o de Stuttgart, no pátio do Altes Schloss. Colônia são dois os mercados, sempre movimentados. Hamburgo, Rostock, Münster, Bonn, Bremen, Freiburg, Lübeck, Heidelberg, Regensburg, Hannover, Düsseldorf, Trier, são cidades que ficaram famosas pelos mercados de Natal. A maioria deles inicia em 26 de novembro e terminam em 23 de dezembro.Todos os anos.