A Operação Verão deste ano deverá começar no Paraná poucos dias antes do Natal. O lançamento da operação também marca o início oficial da temporada no Estado. Segundo informações publicadas no Diário Oficial do Estado do Paraná (DoePR), o reforço nas atividades e nos serviços públicos no Litoral e nas costas Oeste e Noroeste do Estado para a temporada 2016/2017 terá início entre os dias 21 e 23 de dezembro, encerrando-se nos primeiros dias de março, depois do fim do Carnaval.

Oficialmente, a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) afirma que ainda está analisando com os batalhões como será a operação, mas que não há nada ainda sobre datas, efetivos, nada e que apenas na semana que vem é que novidades deverão ser divulgadas. O Diário Oficial, contudo, revela que o planejamento está bastante adiantado, assim como o período em que a operação ocorrerá estaria definido.
Ainda nos meses de setembro e outubro a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-PR) deu início ao planejamento da Operação Verão, comprando uniformes, meias e locando banheiros públicos para os agentes que atuarão no Litoral. Já a locação de imóveis autorizadas pelo secretário Wagner Mesquisa de Oliveira para instalar os agentes do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil, Científica e Militar em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná tem início no dia 21 de dezembro e se estenderá até 1º de março de 2017.

Mais recentemente, em dois protocolos publicados no diário Oficial do dia 25 de novembro, o secretário de Segurança Pública aponta aponta que a Operação Verão 2016/2017 ocorreria entre 23 de dezembro de 2016 e 2 de março de 2017. Caso isso se confirme, a operação terá início no mesmo dia que na temporada 2015/2016, mas durará mais tempo por conta do Carnaval, que em 2017 terá início em 24 de fevereiro, enquanto neste ano começou no dia 12 de fevereiro.
A data não deixa de chamar a atenção, uma vez que neste ano o Natal e o Ano Novo cairão num domingo. Em 2011, último ano em que isto aconteceu, a operação teve início uma semana mais cedo, no dia 16 de dezembro. O motivo para isto acontecer é simples: crise econômica, que faz apertar as contas públicas e também o bolso do consumidor. Por isso, a expectativa para o Natal é de um movimento menor rumo ao Litoral, enquanto o Reveillon deve bombar.
A temporada deve ser mais fraca, com uns 20% a menos de movimento que no ano passado por causa da recessão, afirma Carlos Dalberto Freite, presidente da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral). Mas final do ano, Revéillon, talvez seja até melhor que 2015. É que o pessoal não quer nem saber: trabalha o ano inteiro, guarda dinheiro e vem para praia na virada do ano.