As tradicionais festas de confraternização estão chegando. Elas servem especialmente para unir a equipe, fortalecer o networking entre os funcionários, valorizar e reconhecer a dedicação dos colaboradores e reforçar a imagem da empresa. Para muitos, entretanto, a festa da firma gera ansiedade, especialmente para os mais reservados.

Com a presença dos altos cargos de liderança da organização, a postura de todos será avaliada. Porém, nada de se desesperar: trata-se de um dia para relaxar sem excessos, afirma a Master Coach e especialista em marketing pessoal Silvia Bez.

O clima informal desses eventos não deve ser motivo para que as pessoas percam os limites no ambiente profissional e terminem o dia com a imagem arranhada.

Fique atento desde o seu vestuário até a maneira como se comporta. Isso vale para bebidas alcoólicas, piadas, brincadeiras e observações a respeito da empresa.

Eventos de confraternização também valem como um termômetro do clima organizacional. Uma abstenção significativa deve ser levada em consideração e o motivo para isso deve ser mapeado e corrigido. Afinal, colaboradores felizes com o trabalho e com a empresa buscam participar de momentos de congraçamento, completa a Master Coach.

Mantendo um comportamento corporativo e, o mesmo tempo, descontraído, é possível tornar a festa um ótimo ambiente. Aproxime-se das pessoas com quem ainda tenha pouco contato para que, no próximo ano, o relacionamento com os colegas seja ainda mais agradável, finaliza Silvia Bez.

Presentes — Se houver amigo secreto, participe. Na hora de escolher o presente, siga a risca os valores estipulados. Comprar algo muito barato pega mal. Muito mais caro também é desconfortável. E se o valor não couber no seu bolso, sugira algo mais em conta. Na hora de entregar o presente, siga o seu estilo. Quem não se sente a vontade com as brincadeiras que antecedem o nome do amigo secreto, não deve fazê-las. Diga apenas quem você tirou e dê o presente.


PARA SE DIVERTIR E NÃO CONSTRANGER AOS OUTROS

1 – Presença garantida. Por mais que seja tímida, a funcionária que deixa de ir às confraternizações da empresa passa um ar de antipatia aos demais, como se quisesse se isolar.
2 – Tempo adequado. Dar só uma passadinha na festa é muito feio. O adequado é ficar, pelo menos, umas duas horas na festa.
3 – Vá de bom humor. Durante o evento, mantenha o bom astral.
4 – Vá sozinho/a. Levar acompanhantes à festa não é boa ideia. A não ser que ele/ela já conheça seus colegas e sinta-se a vontade no local. A regra vale para a mulher/marido também.
5 – Você está sendo observado/a. Assim que pisar no evento, lembre-se de que, por mais que seja uma festa, ele continua sendo um ambiente profissional.
6 – Apenas colegas. Na festa, assim como no ambiente de trabalho, é importante separar o pessoal do profissional. Todos são colegas de profissão.
7 – Proíba-se! Subir no palco, dançar escandalosamente, rebolar e fazer discursos são ações proibidas.
8 – Sem fofocas. Se algum colega deu vexame, aja como se nada tivesse acontecido durante a festa e nos dias seguintes.
9 – Coma com classe. Alimente-se antes da festa, ainda que seja um jantar.
10 – Não fale de boca cheia. Mastigar e conversar não combinam. Coma devagar e espere para falar.
11 – Pequenos goles. Álcool, bem menos do que você beberia em uma festa com amigos ou com a família, para não perder o controle.
12 – De acordo com a festa. Antes de providenciar o visual, descubra o traje que a festa pede. Se for social, opte por um vestido básico e bonito. Se a ocasião for informal, vista-se com o seu estilo do dia-a-dia. Nada de chocar os colegas com superproduções.
13 – Sem destaque. Decotes grandes, roupas justas, peças curtas ou com muito brilho devem ser evitadas. De olho no look final para fugir do sensual e vulgar.
14 – A maquiagem pode ser mais caprichada para o evento da habitual que você usa na rotina. Mas sem exageros! Opte pelo básico.
15 – Invista em jóias e acessórios também sem exageros. Sempre na mesma medida que você usa normalmente.
16 – Salto no tamanho certo. Investir em um bonito sapato de salto é permitido. Desde que você se sinta à vontade em cima dele. Faça o teste antes de sair de casa: caminhe, dance e passe mais de uma hora com ele no pé.