Para discutir os efeitos da eleição de Trump e outras variáveis que devem atingir o mercado de comércio exterior nos próximos anos, a ROIT Consultoria realiza, hoje, das 8h30 às 18 horas, o 1º Encontro Paranaense de Empresários de Importação e Exportação, no Hotel Ramada Plaza Curitiba Rayon.
O evento reunirá representantes do setor para discutir questões que impactam ou passarão a impactar esses empresários na esfera aduaneira, jurídica, tributária, contábil, fiscal e também internacional.
Serão cinco palestras, que vão abordar desde o modelo de tributação brasileira na importação e os melhores caminhos legais para redução de tributos, até informações e dicas práticas sobre despacho, direito aduaneiro e fiscalização.
O Brasil vem aumentando anualmente a sua participação no comércio exterior, mas apesar de sua importância econômica, o volume de negócios internacionais do país corresponde a somente 1,1% das exportações mundiais de mercadorias (23ª posição no ranking mundial), e 0,6% das exportações de serviços (35ª posição no ranking mundial), de acordo com a Organização Mundial do Comércio.