As noites no bairro Umbará, em Curitiba, estão iluminadas por um espírito natalino até o começo de janeiro do ano que vem. É que na altura do número 5.962 da Rua Nicola Pelanda uma família de ascendência italiana se reuniu para fazer despertar o clima de Natal na cidade. Municiados de mais de 300 mil luzes de enfeite, eles trataram de decorar suas casas e a rua para oferecer uma atração especial aos curitibanos: a Rua Iluminada Família Moletta.

A inauguração do espaço aconteceu no dia 26 de novembro, sendo prestigiado por cerca de 600 pessoas. Além da iluminação, a atração conta ainda com casas decoradas, presépios, um bosque com árvores iluminadas e música ambiente natalina. Para visitar o local é preciso pagar o valor de R$ 10 por pessoa, sendo que crianças de até 10 anos não pagam entrada. A Rua Iluminada seguirá até 5 de janeiro, funcionando de segunda a quinta das 20 horas às 23h30 e de sexta a domingo das 20 às 24 horas.

 

VEJA GALERIA DE FOTOS DO NATAL DA FAMÍLIA MOLETTA

 

Liandra Karen Moletta, uma das responsáveis pela organização da atração, conta que tudo começou em 1996 como uma brincadeira. Toda a família mora na rua, a nona na primeira casa. Aí os filhos foram casando e morando um ao lado do outro, explica. Começamos como uma brincadeira com algumas lâmpadas nos jardins, mas aí o pessoal começou a visitar, foi crescendo.

A partir de 1997 a família começou a realmente investir na iniciativa, fazendo nascer, de fato, a Rua Iluminada da Família Moletta, espaço que fazia a alegria dos moradores da região na época de Natal. Em 2002, contudo, por conta do cansaço extremo, a família resolveu dar uma pausa. Era para ser uma pausa de pouco tempo, mas acabou sendo de 14 anos, diz Liandra.

Nesse intervalo de 14 anos, não foram poucos os pedidos que a família ouviu para que voltasse a fazer a Rua Iluminada. Neste ano, então, atendendo aos pedidos e tomados por um ânimo extraordinário, fizeram ressurgir o contagiante espírito natalino. Para montar o espaço, foram aproximadamente três semanas de trabalho com toda a família botando a mão na massa.

A família é bem grande. Minha nona tem sete filhos, cada um teve aproximadamente três filhos, que já se casaram e também tiveram filhos. Então tem em torno de 50 pessoas na família e todo o trabalho foi feito pela gente, relata Liandra.

Nem o tempo ruim afasta o público da atração

Nem mesmo o tempo ruim dos últimos dias registrados em Curitiba, com frio e chuva, foram capazes de afastar os visitantes da Rua Iluminada Família Moletta. De acordo com Liandra, desde a inauguração da atração uma média de 600 pessoas por dia tem visitado o local, número que sobe nos finais de semana. E a expectativa é que nas próximas semanas, com a criançada entrando de férias da escola, o movimento cresça ainda mais.

Quem tinha o hábito de nos visitar e já voltou neste ano gostou muito mais. Está bem diferente do que era antes, com aquelas lâmpadas amarelas que davam o dobro de trabalho. Hoje usamos lâmpadas LED, que também iluminam mais, complementa.

2017 — Depois de uma lacuna de 14 anos, um questionamento, contudo, é inevitável: afinal, a atração voltará em 2017, ou este ano, no qual completou 20 anos desde sua criação, foi algo especial e isolado?

Eu acredito que sim (voltaremos no ano que vem), tenho esperanças que sim. Mas vamos esperar. (Fazer a Rua Iluminada) Tem um custo super elevado, não temos o apoio de ninguém, de lugar nenhum, aponta Liandra. Vamos ver como procede este ano, mas tenho esperanças, finaliza.