Estados Unidos — Os filhos do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, estão pedindo a ele que apoie a conservação ambiental, de acordo com pessoas próximas às discussões, em um esforço que pode vir de encontro à promessa do republicano de impulsionar a produção de energia a partir de combustíveis fósseis e a sua oposição a algumas regulamentações federais. O esforço familiar resultou em um encontro, nesta segunda-feira, entre Trump e o ex-vice-presidente americano, Al Gore, que é conhecido por advogar a favor de causas ambientais, apoiar a eficiência energética e alertar sobre as consequências do aquecimento global. A filha de Trump, Ivanka Trump, também se encontrou com Gore, na Trump Tower, enquanto ela determina qual papel terá no próximo governo. A empresária de 35 anos enfatizou questões familiares durante presidencial e está explorando outras políticas que ela pode ajudar a formar, incluindo eficiência energética e redução das emissões de carbono, de acordo com uma fonte próxima. Ambientalistas esperam que o encontro de Ivanka com Gore indique que ela vai apoiar a causa. Gore descreveu a reunião como muito produtiva. Foi uma busca sincera por áreas de entendimento comum, afirmou.

Investimento
Estados Unidos — O diretor executivo e presidente do SoftBank, Masayoshi Son, disse ontem que a empresa investiria US$ 50 bilhões nos Estados Unidos para criar 50 mil novos empregos, na sequência de uma reunião a portas fechadas com o presidente eleito, Donald Trump. O bilionário japonês anunciou seus planos no saguão da Trump Tower, embora ele não tenha fornecido maiores detalhes. Trump tomou crédito pelo investimento, dizendo que sua vitória em novembro resultou na decisão do SoftBank. Em entrevista, Son disse que o dinheiro viria de fundo de investimento de US$ 100 bilhões.

Paz
França — O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, afirmou pediu ontem pela retomada das negociações de um acordo de paz na Síria, onde o risco de fragmentação do território aumenta dia a dia. A política de guerra total do regime sírio e seus aliados iranianos e russos pode levar a uma fragmentação permanente do país, disse. A partição da Síria é uma possibilidade, com o estabelecimento de um território controlado pelo grupo extremista Estado Islâmico, disse. Segundo ele, o governo do presidente Bashar Assad tenta estabelecer o controle militar sobre as principais cidades do país.

Facebook
Paquistão — Um paquistanês foi indiciado ontem pelo assassinato da irmã, a famosa estrela das redes sociais Qandeel Baloch, estrangulada por ter, segundo o acusado, manchado a honra da família com selfies ousados, um caso que provocou comoção no país. Muhammad Wassem foi indiciado por um tribunal da cidade de Multan, região central do Paquistão, onde ele vive com família, por ter estrangulado a irmã em julho. Seu primo Haq Nawaz foi acusado de cumplicidade pela polícia. Outro suposto cúmplice, o taxista Abdul Basit, está em liberdade condicional. O julgamento deve começar amanhã.

Brexit
Reino Unido — Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia para as conversas sobre a saída do Reino Unido do bloco (o chamado Brexit), disse ontem que o período de discussões poderá ser de apenas 18 meses, e não de 24 meses. A primeira-ministra britânica, Theresa May, pretende evocar o Artigo 50, que dará início formal às negociações, até o fim de março. A iniciativa marcará o começo de um processo de dois anos para a retirada do Reino Unido da UE. Segundo Barnier, no entanto, o período efetivo de negociação deverá ser mais curto e um acordo poderá ter de ser fechado até outubro de 2018.