Uma em cada quatro pessoas com 15 anos ou mais na União Europeia é fumante. Mais de 20% da população é de fumantes passivos, expostos diariamente ao fumo de tabaco. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat).

Em 2014, três quartos da população europeia acima de 15 anos (76%) não fumava; quase 20% fumava diariamente e 4,7% afirmavam fumar ocasionalmente. As informações são do European Health Interview Survey (Inquérito Europeu de Entrevistas de Saúde, em tradução livre), que tem como alvo a população com 15 anos de idade e acima.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco na Europa é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, número que tende a chegar aos dois milhões.

De acordo com o Eurostat, Suécia e Reino Unido têm a menor percentagem de fumantes, com 16,7% e 17,2%, respectivamente. Bulgária e Grécia são os países com maior percentual de fumantes, com 34,7% e 32,6%. Em Portugal, a taxa de fumantes acima de 15 anos é de 20% da população.

Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco. Em 1989, 34,8% da população acima de 18 anos era fumante. Em 2015, a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que este percentual havia caído para 10,4%.

Considera-se que, durante o período de 1989 a 2010, a queda do percentual de fumantes no Brasil foi de 46%, com cerca de 420 mil mortes evitadas.

Homens

Em todos os Estados-Membros da União Europeia, assim como ocorre também no Brasil, a proporção de fumantes é mais elevada entre os homens do que entre as mulheres. De acordo com o Eurostat, entre os europeus, a taxa é de 28,7% de fumantes entre os homens e de 19,5% entre as mulheres.

Segundo dados da pesquisa Vigitel, realizada em 2015, o percentual de fumantes com 18 anos ou mais era de 12,8 % entre homens e 8,3 % entre mulheres, dados abaixo dos registrados na UE.

Fumantes passivos

O fumante passivo é a pessoa que não fuma, mas que convive com fumantes em ambientes fechados, ficando, assim, exposta aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça do tabaco. São cerca de 4 mil compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos.

Segundo a OMS, o tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Na União Europeia, cerca de 1 em cada 5 pessoas (21,6%) com 15 anos de idade ou mais é fumante passiva. A Grécia é o país com maior percentual de fumantes passivos, com quase dois terços (64,2%) da população exposta à fumaça em locais fechados. Taxas altas também foram registradas na Croácia (44,7%), na Bulgária (40,5%) e na Romênia (37,6%).

Entre os países com as menores taxas de fumantes passivos estão a Suécia (5,9%), a Finlândia (6,3%), Portugal (8,6%) e Hungria (9,9%).

No Brasil, segundo dados do Vigitel de 2015, o percentual de fumantes passivos no domicílio foi de 9,1%, enquanto no local de trabalho foi de 8,0%.