Estados Unidos — O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano de 2016 pela revista Time, segundo anúncio feito ontem. O título é concedido à pessoa que mais influenciou o mundo, para melhor ou para pior. Havia 11 finalistas ao título, mas a Time disse que a decisão foi inevitável após a vitória de Trump nas eleições. No caso de Trump, ele fez o mundo melhor ou pior? O país está profundamento dividido sobre esta resposta, comentou a revista Time, que definiu o magnata como o presidente dos Estados Divididos da América.
O mandatário eleito, por sua vez, disse em entrevista à rede de televisão aberta NBC que a escolha foi uma grande honra. Ele se candidatou à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano, desbancando seus principais concorrentes internos nas primárias. Visto como vencedor improvável e centro de uma série de polêmicas envolvendo direitos de minorias raciais, mulheres e imigrantes, Trump conseguiu ser eleito por número de delegados, enquanto Hillary venceu no voto popular. Sua eleição gerou preocupação no mundo tudo, pois toda a sua campanha eleitoral foi marcada por promessas isolacionistas e xenofóbicas.

Cessar-fogo
Síria — Os rebeldes sírios em Aleppo pediram um cessar-fogo de cinco dias ao governo da Síria para conseguirem evacuar civis e feridos dos bairros da cidade que eles ainda controlam. A proposta ainda requer a aprovação do presidente sírio Bashar al-Assad e de seu principal aliado militar, a Rússia. Caso um acordo seja alcançado, o governo e os rebeldes negociariam o futuro de Aleppo, podendo preparar o terreno para uma retirada completa dos rebeldes da cidade, como deseja Assad. O secretário de estado dos EUA, John Kerry, irá se reunir com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Embaixador
Estados Unidos — O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o governador de Iowa, Terry Branstad, como embaixador americano em Pequim, de acordo com o jornal The Washington Post. Segundo a publicação, a informação foi confirmada pela equipe de transição do bilionário. Na terça-feira, Trump e Branstad se encontraram e tiveram uma conversa muito cordial, de acordo com o governador republicano. Os dois conversaram sobre a transição e a futura administração do bilionário. Ele está montando um grande gabinete, que irá servir bem ao povo americano, afirmou Branstad

Queda
Paquistão — Um avião da Pakistan International Airlines com 47 pessoas a bordo, incluindo a tripulação, caiu em uma área montanhosa no norte do Paquistão, segundo a Autoridade de Aviação Civil, que regula o tráfego aéreo no país. A aeronave voaria de Chitral, no noroeste do país, para a capital Islamabad, uma rota frequente. O avião decolou às 15h30 (hora local) e deveria pousar na capital às 16h20. O modelo ATR-42 com dois motores caiu perto de Havelian, no distrito de Abbottabad, disse Pervez George, porta-voz da Autoridade da Aviação Civil. Equipes de resgate já seguiram para o local.

Terremoto
Filipinas — Um violento terremoto atingiu na madrugada de ontem a província indonésia de Aceh, matando pelo menos 97 pessoas e ferindo centenas de outras, segundo autoridades do país. O número de mortes deve aumentar, de acordo com as autoridades, enquanto as equipes de resgate realizam buscas em centenas de construções que ruíram na região. O número de mortos atualmente está em 97 pessoas. É ainda provável que ele aumente, mas nós acreditamos que o pior já passou, disse Tatang Sulaiman, chefe militar da área de Aceh. O terremoto teve magnitude 6,5 na escala Richter.