O Grêmio é o campeão da Copa do Brasil 2016. No segundo jogo das finais da competição, disputado nesta quarta-feira (7), o time empatou com o Atlético-MG em 1 a 1, na Arena Grêmio. O herói do jogo foi o equatoriano Bolaños, que entrou aos 41 minutos do segundo tempo e marcou o gol aos 43. Cazares empatou aos 46. O placar, aliado ao resultado do primeiro jogo, garantiu o pentacampeonato à equipe gaúcha.

Em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro, o Grêmio venceu por 3 a 1. Isso dava à equipe a vantagem de poder empatar em casa. Podia até perder, desde que por apenas um gol de diferença – na final da Copa do Brasil, o gol marcado fora de casa não vale com critério de desempate. O título da competição dá vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017.

Até então o time gaúcho havia vencido a competição quatro vezes (1989, 1994, 1997 e 2001); a equipe mineira foi campeã em 2014.

A partida foi precedida por homenagens à Chapecoense, que perdeu 19 jogadores e a comissão técnica num acidente aéreo na Colômbia, na última semana. Havia muitas bandeiras da equipe catarinense entre os torcedores presentes na Arena Grêmio. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira e seus auxiliares usaram um uniforme verde, cor da Chape. Antes do apito inicial, jogadores e jornalistas se reuniram no círculo central e se abraçaram em uma rodinha. Pelo menos 20 integrantes da imprensa também morreram no acidente.

O primeiro tempo terminou sem gols. No começo, o Atlético-MG, armado num 4-3-3, levou perigo, principalmente em bolas cruzadas e chutes de fora da área que passaram perto. Aos poucos, o Grêmio (num 4-2-3-1) equilibrou e passou a tentar contra-ataques. Na oportunidade mais clara da etapa, Douglas deixou Everton livre na área, com espaço para driblar o goleiro Victor e marcar o gol. Mas o atacante preferiu finalizar e o goleiro salvou.

No segundo tempo, o Atlético-MG voltou com o meia Maicosuel no lugar do volante Júnior Urso. Em tese, mais ofensivo, já que precisava de pelo menos dois gols para levar a decisão para os pênaltis. Assim como no primeiro tempo, o time mineiro teve mais posse de bola. E os gaúchos apostavam em marcação forte e bolas nas costas da defesa adversária. Isso rendeu poucas chances de gol para os dois lados. O Galo ainda trocou o volante Leandro Donizete pelo meia atacante Cazares e Luan por Lucas Cândido no meio. O Grêmio se fechava e tocava a bola, esperando o tempo passar. Ramiro ainda chegou a marcar um gol para o time da casa aos 33 minutos, mas o árbitro flagrou o impedimento e anulou.

O Grêmio só foi mexer no time a partir dos 34 minutos, quando o volante Jaílson substituiu Ramiro. Aos 41, o meia atacante equatoriano Bolaños entrou no lugar de Douglas. E ele fez o gol do título aos 43 minutos. Após contra-ataque que ele mesmo ajudou a puxar, Everton cruzou. A zaga afastou mal e Bolaños mandou para dentro. Aos 46, porém, Cazares chutou de antes do meio de campo e encobriu Marcelo Grohe, empatando a partida. Mas não houve tempo para impedir o título gaúcho. Nos descontos, Bolaños e Cazares se envolveram em uma confusão.