SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Barcelona convidou nesta quinta-feira (8) a equipe do Chapecoense para participar do troféu Joan Gamper, de caráter amistoso, no Camp Nou, estádio do time catalão.
Disputado anualmente desde 1966, a partida, realizada tradicionalmente em agosto, ainda não tem data definida e serve como pré-temporada para o clube, quando acontece a apresentação do elenco para a torcida. A última participação de um time brasileiro foi em 2013, quando o Barcelona contratou o atacante Neymar. Na ocasião, o time santista foi derrotado por 8 a 0.
“O FC Barcelona quer homenagear as 71 pessoas que morreram no acidente e as suas famílias, tornando assim o troféu Joan Gamper 2017 uma grande homenagem ao mundo do futebol através de várias atividades em torno deste jogo”, disse o clube catalão em sua página oficial.
Barcelona
Na madrugada do dia 29 de novembro, o avião com o time da Chapecoense, além de membros da delegação e de jornalistas, caiu nas montanhas de La Unión, a cerca de 30 km do aeroporto de Medellín (Colômbia). Na queda do avião, 71 pessoas morreram, incluindo 19 jogadores do time de futebol, de Santa Catarina, e 20 jornalistas de TV e rádio. Somente seis sobreviventes
O Barcelona diz que “quer colaborar com a reconstrução institucional e esportiva do clube e ajudar a recuperar o nível competitivo que tinha”.
Segundo site, um convite formal foi enviado à direção da Chapecoense para que o clube brasileiro participe do troféu, que tem esse nome em homenagem ao fundador e primeiro presidente do clube, o suíço Hans-Max Gamper Haessig (1877-1930).