SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira (8) que vai estender seu programa de estímulos econômicos até o final de 2017, embora tenha reduzido o valor mensal de recompra de ativos de 80 bilhões de euros para 60 bilhões de euros a partir de abril.
A decisão foi divulgada após a reunião de política monetária em que o BCE manteve a taxa de depósito em -0,40%, enquanto a taxa de empréstimo permaneceu em 0,25%.
“Se, nesse período, a perspectiva se tornar menos favorável ou se as condições financeiras se tornarem inconsistentes com o avanço adicional em direção a ajuste sustentável do rumo da inflação, o conselho administrativo pretende aumentar o programa em termos de tamanho e/ou duração”, afirmou o BCE.
A decisão de reduzir as compras deve vir como uma surpresa para os mercados, já que os investidores esperavam uma extensão de seis meses a um ritmo constante de 80 bilhões de euros por mês.
Ao estender o programa de recompra de ativos, mas reduzindo o ritmo mensal, o BCE pode estar tentando preservar seu estímulo monetário enquanto riscos políticos turvam o cenário para a recuperação da zona do euro.
O euro atingiu o maior patamar em três semanas após o anúncio.
O BCE comprou mais de 1,4 trilhão de euros em títulos, principalmente de dívida pública, desde março de 2015, lutando contra a ameaça de deflação e tentando impulsionar o bloco monetário, ainda prejudicado pelo legado da crise da dívida de 2009.