O Coritiba terá um velho estreante neste domingo (11), contra a Ponte Preta, pela última rodada do Brasileirão. Trata-se do goleiro Rafael Martins, 25 anos. Ele subiu das categorias de base em 2011 e nunca atuou como titular pela equipe paranaense. Não à toa, ele chama a oportunidade de o jogo da vida.

Não que tenha faltado oportunidade. O goleiro sofreu três lesões sérias desde que se profissionalizou. Em 2011, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ficou oito meses parado. Em 2013, sofreu uma lesão no ombro. No ano seguinte, sofreu a mesma lesão, mas com uma recuperação mais difícil.

Foi uma (lesão) atrás da outra. A terceira foi complicada, muitas pessoas diziam que não ia mais voltar a jogar, disse o goleiro, nesta quinta-feira (8). Hoje estou aqui, tenho a oportunidade de jogar. Domingo vou mostrar para todos que quando deus esta na vida da pessoa, tudo é possível.

Desde que se profissionalizou, Rafael Martins foi reserva de Edson Bastos, Vanderlei, Vaná, Bruno, Wilson e Elisson. Chegou a ser emprestado ao Foz do Iguaçu e ao Sampaio Correa, mas voltou ao Alto da Glória. Em 2016, Wilson foi o dono da posição durante quase o ano todo. Quando o titular esteve machucado, na reta final do Paranaense, foi substituído por Elisson. Este, porém, retornou ao Cruzeiro. E Wilson ganhou férias no último dia 4. Isso abriu a chance para Rafael Martins.

A responsabilidade é grande, o Wilson é um cara espetacular, disse Rafael Martins. Esse jogo para mim não é só um jogo. Por tudo que passei, pelas lesões que tive, é praticamente o jogo da minha vida.

Martins, contudo, não será o único estreante na equipe. Pelo que o treino desta quinta-feira apontou, o time titular terá também o zagueiro Romércio e o atacante Índio. Estes, porém, foram promovidos recentemente aos profissionais. A equipe titular seria Rafael Martins; Dodô, Walisson Maia, Romércio e Giovani; Ícaro, Ian e Bernardo; Iago, Índio e Vinícius.