Todo mundo gritado, rezando, fazendo figa e pedindo para 2016 partir. Calma, o ano já vai. Mas antes, vamos fazer um batidão aqui na coluna de momentos que valeram a pena na moda. Porque não foi só crise ou melhor, não foi apenas ela que dominou a pauta.

Foi o ano do olhar para o passado e rever o futurismo nele. Pierre Cardin, um dos inventores desse movimento na moda, no final da década de ‘60, chamou a imprensa em jatinho fretado em pleno mês de junho deste ano para vermos um desfile de inesquecível no castelo que pertenceu ao Marques de Sade na Côte D’Azur, Sul da França. A roupa ainda é a mesma daquela época e continua incrível.

Fotos: Ana Clara Garmendia

Cardin ganhou página aqui e ele bem que merece, pois é um senhor de mais de 90 anos e um caso raro onde o estilista continua a frente da sua própria marca. Também tivemos o momento genderless. Mas o que é isso mesmo? É quando uma roupa veste ambos os sexos, mas numa versão simplificada. Ou ainda mais simples: o unissex. Outras pessoas que ganharam mais espaço na moda e exposição midiática, este ano, são as transgênero – como a Andreja Peji.

Na foto, ela na primeira fila do desfile de alta-costura inverno 2016/2017 de Jean Paul Gaultier. Andreja começou a trabalhar aos 17 e, inclusive, ganhou fama desfilando para Gaultier. Aliás, ele quem vai vestir Melania Trump, a nova primeira dama dos Estados Unidos. Tem um bafo envolvendo o assunto porque muitos estilistas estão se negando a vesti-la, por ela ser esposa do recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump. Isso porque o posicionamento do republicano é machista e misógino. Um dos que virou a cara para a ex-modelo Slovena, foi Tom Ford, segundo o estilista, ela não representa a imagem de sua marca. Estratégias… Trump pode ser um reacionário, racista e tudo mais, mas Melania é linda e vai sim ser alvo do mundo em suas aparições daqui para frente.

Por fim, a moda das frases em versão adesiva. Tem em tudo que é canto, de tudo que é jeito, com tudo que é frase! Sim, tem um cabelo nesta imagem… Pá! A vida real é assim, por que aqui não o seria? Bisous. Semana que vem tem mais uma rodada de fofocas.

HASHTAGS

#PEJICÉMULHER
#ENGATAUMOUROEVAI
#AZULEVERDE
#VELUDOAZUL
#VELUDOAMARELO

ME SEGUE:
E-mail: [email protected]
Instagram: @anagarmendia
Periscope: anagarmendia
Snapchat: anagarmendia68

*********************************************