Cerca de 9,7 mil candidatos participam do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no domingo e na segunda-feira (11 e 12). Eles disputam 760 vagas. Os portões abrem às 14h e fecham às 15h, com início das provas às 15h30. 

As provas serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Para ter acesso aos locais, os candidatos precisam apresentar a ficha de inscrição com foto a cópia do documento de identificação coladas, mais o documento original de identificação. 

Para imprimir a ficha e saber o local de prova, devem acessar o endereço www.cps.uepg.br/vestibular  e informar o protocolo de inscrição e senha. Para fazer a prova, é necessário apenas caneta esferográfica tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de material transparente. 

No domingo serão aplicadas as provas de Conhecimento Gerais, incluindo as questões de línguas estrangeiras, e a prova de Redação, totalizando 4.040 pontos. A etapa terá duração de 3 horas e 30 minutos. 

Na terceira etapa, na segunda-feira, os candidatos fazem a prova vocacionada, na qual respondem apenas questões relacionadas à área de conhecimento do curso que escolheram. Esta etapa tem duração de três horas e soma 2.700 pontos. 

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), órgão responsável pela realização do vestibular, as provas serão publicadas no mesmo dia em que foram aplicadas, às 20h, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. Os gabaritos serão divulgados no dia 13, às 17h. Recursos, devidamente justificados, deverão ser protocolados até 48 horas após a divulgação do gabarito. Após este prazo e decisão sobre eventuais recursos, a CPS divulgará os gabaritos definitivos. 

A divulgação dos resultados (primeira chamada e lista de espera) está prevista para até 20 de janeiro de 2017, apenas pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/vestibular. As matrículas para os classificados em primeira chamada ocorrerão em 2 e 3 de fevereiro, em locais e horários especificados no Manual do Candidato. Para os relacionados em lista de espera, a matrícula será em 9 a 10 de fevereiro. O ano letivo inicia em 2 de março. 

CONCORRÊNCIA – De acordo como o levantamento da CPS, na divisão por cotas, dos 9.749 inscritos, 254 concorrem às 61 vagas da cota para negros que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas de rede pública (proporção de 4,1/vaga). A cota para candidatos que cursaram toda a educação básica da rede pública registrou 3.690 inscrições para 302 vagas (proporção de 12,2/vaga). A cota universal recebeu 5.805 inscrições a 357 vagas (proporção de 15,2/vaga). 

Entre os cursos mais concorridos, Medicina aparece em primeiro lugar, com 2.278 inscritos para 14 vagas (proporção de 162,7 candidatos por vaga). Em segundo lugar vem o curso de Direito noturno, com 26,1 candidatos por vaga; Odontologia vem em seguida, com 25,5 concorrentes por vaga e, depois, Engenharia Civil, que tem 24,6 inscritos por vaga.