O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral pode ser transferido para Curitiba neste fim de semana. Uma decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, divulgada nesta sexta-feira (9), ordena que agentes da Polícia Federal levem o ex-governador para a carceragem na Capital Paranaense.

Cabral é uma das pessoas presas na Operação Calicute, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF). A operação investiga desvios em obras do governo estadual, com prejuízo estimado em mais de R$ 220 milhões. Desde o dia 17, o ex-governador está preso no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.

A operação Calicute é um desdobramento da Lava Jato que é conduzida por procuradores de Curitiba. De acordo com as investigações, Cabral era o cabeça do esquema de corrupção e pagamento de propina, que envolvia obras da Andrade Gutierrez.

As investigações resultaram em 16 pessoas indiciadas pelos delegados federais que conduziram o procedimento por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro. Serão instaurados ainda outros inquéritos policiais para aprofundamento de novas vertentes da investigação. Entre os indiciados estão o ex-governador e Adriana Ancelmo, mulher de Cabral.