SAMIR CARVALHO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Diferente dos últimos anos, a lista de dispensas do Santos para 2017 deve ser pequena. Segundo apurou a reportagem, apenas três jogadores estão entre os que não terão seus vínculos renovados com o clube –o volante Valencia e os atacantes Paulinho e Joel. Os dois primeiros, aliás, já deixaram o clube antes da última rodada do Campeonato Brasileiro.
Entretanto, o mesmo não se pode dizer em relação à lista de “moedas de trocas”. A diretoria santista pretende utilizar alguns jogadores, não aproveitados pelo técnico Dorival Júnior, para realizar trocas com outros clubes e reforçar o elenco.
Thiago Ribeiro é o número 1 da lista. A cúpula santista até promete pagar metade do salário do atacante para facilitar o seu empréstimo até o fim da próxima temporada, quando termina seu contrato com o Santos.
No entanto, existem outros atletas que podem ser envolvidos em negociações com outros clubes no mercado do futebol. Casos de Rafael Longuine, Emiliano Vecchio, Matheus Nolasco, Fernando Medeiros, Daniel Guedes, Fabián Noguera e Lucas Veríssimo.
A lista aumentará em 2017 devido ao retorno dos atletas que já estão emprestados. A ideia de comissão técnica e diretoria é encontrar novos clubes para eles. São seis jogadores no total. Quatro deles já voltam ao alvinegro praiano em janeiro –Thiago Ribeiro (Bahia), Lucas Crispim (Atlético-GO), Lucas Otávio (Paraná) e Serginho (Vitória).
Já o zagueiro Paulo Ricardo, que está no Sion, da Suíça, retorna em julho, enquanto o meia Marquinhos, emprestado ao Audax e repassado ao Oeste, volta depois do término do Campeonato Paulista de 2017.