O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Esse deve, mais que todos, acreditar no potencial da empresa e de sua equipe. Contudo, há nas empresas muito bons profissionais que são alçados ao papel de líderes, mas, por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, o que causa muitos problemas em relação a clima e resultados.

Para analisar essa questão é importante ter ciência de que não é toda pessoa que nasce um líder. Por isso é necessário buscar nas pessoas as características que seriam natas em um líder e, assim, após identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de empregabilidade.

O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz, se isso não ocorre não haverá inspiração e entusiasmo, assim se quer se tornar um líder, tenha em mente que fazer o que ama e amar o que faz.

Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si, que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites. Ter resiliência é saber se comunicar são duas características vitais para um bom líder.

Enfim, muito se confunde o líder com o chefe, mas ser líder não é apenas coordenam os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o tema, onde o líder é inspirador, motivador de equipes, demonstrando o caminho a ser seguido. Com isto, tendem à serem mais respeitados, atingindo a eficiência e resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa.

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades. Sob pressão, o líder é aquele que precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam decisões instintivas.


Para aprimorar sua capacidade de liderança

 

1 – Trazer segurança para a equipe
Muitos líderes intimidam sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas entrar em uma sala. Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.

2 – Fazer acontecer
Os líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em fazer acontecer a todo o momento.

3 – Comunicar expectativas
Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.

4 – Desafiar a equipe a pensar
Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalha, por isso sabem exatamente como desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.

5 – Ser responsável com a equipe
Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade para a equipe. Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo.

6 – Dar exemplo
Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho aos que querem aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência.

7 – Recompensar bom desempenho
Um grande líder sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os funcionários.

8 – Fornecer feedback
Os empregados querem saber se estão tendo um bom desempenho. Prestar atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a importância dos membros da equipe, assim criando um relacionamento de confiança mútua.

9 – Aproveitar talentos da equipe
Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um líder nato. Os especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada funcionário de acordo com situações específicas.

10 – Fazer perguntas e pedir conselhos
Saber mais e mais é o lema de um líder, ele está constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.

11 – Resolver problemas
Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como descobrir o cerne do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar situações desconfortáveis. Ficar a frente na vida é fazer as coisas que a maioria das pessoas não gosta de fazer.

12 – Criar positividade ao ambiente
Um líder inspirador sabe criar uma cultura de trabalho positiva. Simpático, respeitado e obstinado, ele compreende bem o tom para motivar os funcionários. A atmosfera agradável aumenta a força de vontade.