Bairro mais antigo de Curitiba, o São Francisco é um ponto de encontro por vocação. Seja pelo turismo, o comércio local, a histórica fundação da cidade, a vida noturna ou pelos moradores que se encontram nas esquinas, a região é uma das mais icônicas da cidade, sendo berço de inúmeros personagens e histórias. O documentário São Francisco, Curitiba, com direção de João Marcelo , faz um retrato do local e suas peculiaridades. A produção de 55 minutos tem sua estreia nesta sábado, dia 17, às 16h30, na Cinemateca – sala de cinema localizada no bairro.

A partir da visão de moradores, arquitetos, comerciantes e artistas que têm participação ativa no dia a dia do bairro, o filme aborda a recente de ocupação da rua pelas pessoas, os conflitos sociais decorrentes desse fenômeno, o uso e o tráfico de drogas na região, além de assuntos relacionados. A obra teve como ponto de partida o livro O que é morar no São Francisco, escrito pela arquiteta e pesquisadora Danielli Wal, que será lançado na mesma ocasião.

A urgência de se debater essas questões explicitou-se nos últimos dias, após os incidentes que culminaram com a destruição do restaurante Capivara, localizado na Rua São Francisco. O proprietário precisou deixar o país temendo represálias.

O filme conta com a participação de:

Arlindo Ventura, Fabio Batista, Fernando Rosenbaum, Janice Simi, Leila Elias, Luiz Carlos, Nadja Naira, Patricia Bandeira, Patrícia Valverde e Ranieri Gonzalez.

Este projeto foi realizado pelo Edital Livre do Fundo Municipal de Cultura de 2015, o mesmo edital cancelado pela atual administração da Prefeitura em 2016. Outros projetos semelhantes a esse dificilmente serão realizados ano que vem.

 

Serviço:

Exibição de “São Francisco, Curitiba”, Documentário, 55 minutos

Direção: João Marcelo

Lançamento do livro “O que é morar no São Francisco”

Escrito por Danielli Wal

Data: 17 de dezembro, sábado, das 16h às 18h30 

Exibição do filme às 16h30

Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

Entrada franca