Há quem diga que fazer a obra por partes é um bom negócio. Outros não concordam. No entanto, se o custo da obra não cabe no bolso o melhor a fazer e planejá-la para realizá-la por etapas. Entretanto, sempre que possível, a obra deve ser feita de uma só vez, conta o arquiteto o arquiteto Ricardo Nunes, sócio da Casa3 Arquitetura.
Deve-se ter em mente que a obra feita por etapas, no final, sairá mais cara, pois custos indiretos como supervisão e limpeza que poderão ser diluídos pelos serviços, serão cobrados mais e uma vez. A partir da decisão tomada, devesse iniciar um planejamento de como, onde e quando gastar o dinheiro. Decisões mal tomadas, com certeza levarão a frustrações ao final. Portanto, o primeiro passo é o de se procurar um profissional capacitado para lhe auxiliar não só no projeto, mas no planejamento de todo o processo, afirma o arquiteto.
Uma outra opção para minimizar custos é utilizar materiais reciclados e reutilizados. Existem hoje no mercado várias opções de materiais reciclados e reutilizados que proporcionam um bom acabamento e oferecem custos acessíveis. Existem lojas que vendem produtos reciclados e sustentáveis. É possível encontrar peças que pouco ou nada foram utilizadas, oferecendo um visual interessante na composição de ambientes e uma boa economia no final do projeto, diz Nunes.
O consumidor deve tomar muito cuidado na hora de escolher acabamentos. O arquiteto alerta que nem sempre um acabamento é melhor porque custa mais caro. É possível encontrar bons materiais, duráveis e econômicos ao se fazer uma boa pesquisa de mercado. É importante sempre levar em conta o custo benefício das peças que são escolhidas para uma obra. Além de o material ter de compor harmoniosamente com seu projeto, ele também precisa ter qualidade, ser de fácil manutenção e contemplar as diretrizes técnicas constantes na Norma de Desempenho? NBR15575, diz.