O mercado de locação deve começar o ano aquecido. Tão logo saia o resultado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – a última das instituições a divulgar ao resultado do concurso vestibular. A primeira atribuição para quem passar no concurso é procurar um lugar para morar. Se essa pessoa é um estudante de outra cidade ou Estado, por onde, quando e como começar, a melhor forma de começar é procurando uma boa assessoria imobiliária, segundo ressalta a diretora da Senzala Imóveis, empresa do Grupo Senzala, Augusta Coutinho Loch. 

Na hora de escolher o lugar, os estudantes costumam considerar as despesas do imóvel, a taxa de condomínio é a que tem mais impacto na locação do imóvel, chegando a corresponder a um terço do valor do aluguel, em média. Por isso, a gerente da Senzala Imóveis comenta que é importante avaliar com cautela esse item, já que ele é um valor que não pode ser negociado.

A localização do imóvel também pode ajudar na redução de custos. A avaliação deve deve considerar a facilidade de acesso às vias, comércio, serviço, hospitais e escolas, e incluir itens como segurança e silêncio na vizinhança. Augusta ainda diz que deve ser calculado o tempo que será gasto com o deslocamento para a universidade e o trabalho, bem como o meio pelo qual ele será feito – a pé, de carro, ônibus ou bicicleta -, e os custos envolvidos e estrutura de apoio necessários, como passagem, combustível, vaga de garagem, bicicletário.


Dicas para a escolha do local onde morar

1º – Comece a busca do imóvel para alugar antes da data prevista para a mudança.

2º – Escolha um imóvel para locação o mais próximo possível da universidade. Para isso, vale fazer um tour na cidade para conhecer os bairros e verificar se há pontos de ônibus próximos de onde vai morar ou se o deslocamento até a universidade é fácil. Preste atenção nos horários dos ônibus e na segurança do condomínio e do entorno.

3º – Eleja a prioridade na locação de imóvel: custo ou localização? Se o custo não for compatível com a região de estudo, procure um bairro de fácil acesso de transporte dentro do orçamento. Compare o tempo e a despesa com transporte para ver o que vale mais a pena.

4º – Atenção à relação entre itens de áreas comuns e número de apartamentos do condomínio. Em condomínios-clube com mais de 100 apartamentos, é possível ter academia e portaria 24 horas com uma taxa de condomínio atrativa.

5º – Você tem carro ou terá no curto prazo? Se a resposta for não, opte por um imóvel para locação sem vaga de garagem. A vaga pode representar de R$ 100,00 a R$ 300,00 a mais por mês na taxa de aluguel.

6º – Existem opções de imóvel para locação para estudante mobiliados e semi mobiliados. Se os pais tiverem que comprar toda a mobília, pode ser interessante pagar um pouco a mais e optar por um imóvel mobiliado.