A partir do próximo final de semana, os veranistas que estiverem no litoral poderão participar de um jogo digital desenvolvido pelo Detran, em parceria com a Secretaria Estadual de Comunicação. A ação faz parte da programação especial promovida pelo governo paranaense no Litoral do estado durante a temporada de verão.

A ideia é levar o Detran para perto dos veranistas e aproveitar este momento de lazer para falar sobre segurança no trânsito. O jogo digital quer mostrar como uma ação individual pode refletir no coletivo. Para isso, os jogadores vão poder escolher o papel que desejam ocupar no trânsito e evoluir de acordo com as dificuldades da via, explica o diretor-geral, Marcos Traad.

O aplicativo estará disponível também para download nos celulares com sistema Android, pela Play Store, de forma gratuita.

Programação — Além dos jogos digitais, a tenda do Detran na Avenida Atlântica nº 2.010 terá atividades diárias, das 14 horas às 18 horas.

Entre as brincadeiras, estão um tabuleiro gigante, atividades lúdicas e jogo da memória sobre sinalização de trânsito.

No local, a autarquia ainda vai oferecer serviços de habilitação e veículos. Os veranistas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, consultar processos, pontuação de CNH e realizar cadastros no sistema Detran Fácil.

SERVIÇO:
Tenda Recreativa (Atendimento ao público e atividade de educação)
Local: Avenida Atlântica
Horário: 14h às 18h
Data: entre 13 de janeiro e 19 de fevereiro

Se Liga no Trânsito
Horário: 22h às 00h.
Local: Bares e restaurantes de Caiobá, Matinhos e Praia de Leste.


DETRAN FARÁ BLITZ EM BARES DO LITORAL
Uma equipe do Departamento de Trânsito (Detran) vai percorrer à noite dos balneários para tentar conscientizar os veranistas sobre os riscos de misturar bebida e direção. De sexta-feira a domingo, das às 22 horas 0 hora, a equipe do Detran vai percorrer os bares e restaurantes de Caiobá, Matinhos e Praia de Leste.

A abordagem do Se liga no trânsito — Se beber não dirija contará com apoio da Assessoria Especial de Juventude e vai alertar sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.

A ideia, segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, é promover a conscientização de que as ações, erradas ou não, têm consequências.

Para realização das atividades, o Detran tem como parceiros a Secretaria do Estado da Comunicação Social, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria do Esporte e do Turismo, Casa Militar, Assessoria Especial de Juventude, Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná e Instituto Águas do Paraná.

Durante os dois meses da temporada, o Governo do Paraná vai promover atividades físicas como ginástica, yoga, surf e torneios esportivos e, todos os sábados, a Secretaria do Estado da Cultura apresentará um espetáculo teatral com destaque para o tema trânsito.


BALNEÁRIOS TERÃO ATIVIDADE ATÉ FEVEREIRO
Até o próximo dia 6 de fevereiro, a Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná promove uma série de atividades para os veranistas que estão de férias nas praias do litoral do estado.

Serão quatro equipes, duas fixas nos balneários de Caiobá e Ipanema, e duas itinerantes que vão percorrer os demais balneários do litoral, e que vão promover atividades como danças, coreografias e brincadeiras diversas, para animar a temporada.

A Secretaria já está capacitando os monitores responsáveis por realizar as atividades. Além de capacitar nossos monitores, convidamos o professor Guto Zafalon para fazer uma série de dinâmicas com a equipe de 35 pessoas que vai executar o Projeto Verão.

Foram realizadas atividades de motivação e qualificação para garantir um excelente trabalho nestes 35 dias do projeto, explicou Márcia Simoni Claro, coordenadora do Projeto Verão Paraná.

A capacitação em Matinhos foi realizada na escola municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, onde os monitores estão concentrados. A capacitação que promovemos visa formar animadores sócio-culturais. Estas pessoas serão o reflexo e a cara do programa para a população, disse Zafalon.