SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um terremoto atingiu a região central da Itália nesta quarta-feira (18), que já havia sofrido uma série de terremotos em agosto e outubro do ano passado. Até o momento não há relatos de danos materiais ou vítimas. Os tremores foram sentidos em Roma.

Segundo o jornal “Corriere Della Sera”, pessoas foram retiradas de museus e estações de metrô. Escolas na capital italiana também foram fechadas. O primeiro tremor, de magnitude 5.3 e profundidade de 9,2 km, foi registrado às 10h25 (7h25 em Brasília) em Montereale, na província de Áquila, onde um terremoto matou quase 300 pessoas em agosto. O segundo tremor, às 11h14 (8h14 em Brasília) teve magnitude 5.7 e profundidade de 9,1 km, com epicentro em Capitignano, na região dos Abruzos. Dez minutos depois, o terceiro tremor, com magnitude 5.3 e profundidade de 8,9 km, foi registrado em Pizzoli, também na província de Áquila. Algumas horas depois, outro tremor, de magnitude 5.1, foi sentido na mesma região.

Durante o dia, foram registrados mais de cem réplicas (tremores secundários). Diversas pequenas cidades e vilas que já estavam isoladas devido a uma forte nevasca nos últimos dias enfrentam agora mais dificuldades devido aos terremotos. Em algumas áreas, o serviço de telefonia celular deixou de funcionar. O Ministério da Defesa italiano prometeu enviar unidades do Exército para ajudar. “A situação realmente é extrema. Está nevando muito e estamos sem eletricidade. Esperamos que o Exército consiga chegar com máquinas para tirar a neve ou ficaremos totalmente isolados”, disse Franco Campitelli, prefeito de Canzano, a uma rede de televisão.