SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A situação que já era tensa, saiu de controle no presídio de Alcaçuz, região metropolitana de Natal. No final da manhã desta quinta-feira (19), as duas facções de presidiários estão se enfrentando sem que a Polícia Militar consiga impedir.
Disparos de armas de fogo são ouvidos a todo instante. Os presos romperam as barricadas e estão se enfrentando.
Integrantes do pavilhão 5 avançaram em direção aos outros presos. Ainda não há informações oficiais de mortos ou feridos.
Pelo quinto dia seguido, o presídio continua com presos livres dentro da detenção, ocupando os telhados e ameaças mútuas por parte das duas facções que controlam o local: PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte.
Entre sábado (14) e domingo (15), ao menos 26 presos foram mortos durante um motim na penitenciária. A maioria dos mortos é ligada à facção criminosa Sindicato do Crime do RN. O grupo disputa espaço dentro dos presídios do Estado com a facção PCC.
Nessa quarta (18), o governo do Rio Grande do Norte transferiu da unidade 220 detentos ligados ao Sindicato do Crime, que domina a maioria dos penitenciárias do Estado. Cerca de cem detentos foram levados para o presídio estadual de Parnamirim e o restante para outra cadeia.