Falta menos de um mês para o carnaval e a festa já está pronta. No Rio de Janeiro o carnaval é uma festa para todos. Quem não pode assistir aos desfiles da Escola de Samba pode se divertir – e muito – nas centenas de blocos espalhados por todos os bairros da cidade – do norte da Zona Sul ao sul da Zona Norte- que animam uma verdadeira multidão de foliões.

Dos mais tradicionais como o Cordão do Bola Preta (mais de um milhão de pessoas em 2016) e Banda de Ipanema até os mais modernos como o Sargento Pimenta (que só canta música dos Beatles em ritmo de marchinhas) tem opção para todo mundo. As crianças podem se divertir com o Cordão do Boitatá no Centro do Rio que resgatou o carnaval das fantasias infantis. Esse e muitos outros blocos saem pela manhã. Mas tem a turma da tarde e os blocos noturnos. São quase 24 horas de diversão.

Por falar em fantasia… é muito comum ver uma turma de amigos produzir um mini-bloco com fantasias iguais: piratas, presidiários, animais, personagens de quadrinhos… Mas o melhor de tudo é que para participar do carnaval de rua não precisa estar fantasiado, nem comprar abada, é só chegar. Tudo é de graça.

Um detalhe que a prefeitura vem cuidando nos últimos anos é com a oferta de banheiros químicos. Isso diminui demais o cheiro dos foliões apertados que faziam xixi na rua. O policiamento também aumentou mas, é claro, que em toda a multidão é preciso tomar cuidado e evitar pular o carnaval com objetos de valor.

Esse ano a expectativa da Riotur é que 1,1 milhão de turistas venham para o Rio de Janeiro no carnaval, injetando cerca de R$ 3 bilhões na economia. A estimativa da ABIH-RJ é que a ocupação hoteleira na capital deverá chegar a 80% – ano passado, este índice foi de 85%, mas a cidade contava com 18 mil quartos a menos do que dispõe atualmente.

Acompanhando o crescimento do evento, em 2017 o Carnaval de Rua contará com 31,8 mil banheiros móveis disponíveis neste período – um aumento de 25% em relação a 2016, quando foram oferecidas 25.460 posições. Para chegar a esse total, serão utilizados contêineres, mictórios e banheiros químicos. O número de ambulantes credenciados como promotores de venda para atender aos foliões no comércio de bebidas ao longo do percurso dos blocos é de 4,5 mil.

CRIATIVIDADE E BOM HUMOR

– Imprensa que eu gamo (dos jornalistas)
– Carmelitas
– Suvaco de Cristo
– Me Beija que eu sou cineasta
– Rola Preguiçosa
– Simpatia é quase amor
– Se me der eu como
– É mole mais é meu
– Virilha de minhoca
– Que merda é essa?
– Perereca Vadia
– Galinha do meio-dia
– Concentra mas não sai
– Carvalho em pé
– Quem vai vai, quem não vai não cagueta
– Empurra que entra
– Vai tomar no Azul
– Fogo na Cueca
– Escangalha
– Bigode Esticado
– É pequeno mas não amolece
– Só o cume interessa


David de Brito

NOVIDADE NO BOURBON CATARATAS
David de Brito é o novo gerente geral do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. O executivo, que trabalhou na Rede entre 2001 e 2016, retorna atuando também como gerente regional para as unidades do interior do Paraná. Com mais de 20 anos de experiência no mercado hoteleiro, David, que se formou em administração de empresas, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, MBA na China Business & Economic Strategies for Managers pela FGV e China University of Hong Kong, iniciou sua carreira como mensageiro e desde então já atuou como recepcionista, chefe de recepção e chegou à gerência Geral do Bourbon Alphaville Business Hotel, seu último cargo na empresa. Desde o último ano, por sua grande experiência como gestor, tornou-se professor do curso de pós-graduação de administração da FGV. Trabalhei por 15 anos na Bourbon e tive a oportunidade de crescer junto com a empresa. Estou muito entusiasmado em estar de volta e comandar um dos principais produtos da Rede. Nos últimos anos me dediquei ao turismo business e agora estou trabalhando para compreender melhor o turismo de lazer. Estar em Foz, o segundo destino turístico mais visitado do Brasil, com certeza têm muitos benefícios e pretendo usar isto a favor do empreendimento, conta David.


NOTA

Carnaval de ofertas
A CVC, maior operadora de viagens das Américas, iniciou ontem, a promoção Carnaval de Ofertas da CVC, que traz viagens nacionais e internacionais com descontos, em média, de até 15% sob os preços do ano passado, e vantagens adicionais como Hospedagem Grátis para Crianças. A promoção é válida para compras de viagens até o próximo domingo, 12 de fevereiro, e visa incentivar os brasileiros a planejarem a viagem de férias com antecedência, aproveitando preços baixos, parcelamento estendido em até 10x sem juros. A iniciativa oferece viagens para embarques o ano todo e não se limita a viagens realizadas neste que será o primeiro feriado nacional de 2017. Além dos preços reduzidos, outra vantagem é que o consumidor também pode customizar a viagem de acordo com o orçamento disponível — definindo quantidade de dias, tipo de transporte, regime de alimentação e categoria de hospedagem preferida, como forma de baratear o roteiro. Os pacotes do Carnaval de Ofertas da CVC estão disponíveis em todo o Brasil, na rede de lojas CVC (www.cvc.com.br), nas agências multimarcas (www.agentescvc.com.br) e no site CVC.com.br.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******