Curitiba não tem ondas, nem mar, mas tem banda, e boa, de surf music. Quem comanda o projeto da banda Tiki Moondog é o multi-instrumentista Mark Cleverson, velho conhecido da cena curitibana como o barbudo que toca violino na banda Hillbilly Rawhide. Mas a história dele com a Surf Music é bem antiga.

Curitiba tem novo bar inspirado no surfe e na cultura havaiana

Cleverson era um dos integrantes do lendário grupo Maremotos, que encerrou as atividades em 2007, com a morte do baixista Mr. X. Continuamos a banda instrumental em trio com o nome Hellfishes. Porém por diversos compromissos com outras bandas Hellfishes parou de se apresentar em 2011, e desde então eu não tocaca Surf Music até agora com Tiki Moondog, conta ele.

A pressão para que retomasse um projeto com o gênero musical, no entanto, era grande. Várias pessoas, amigos, fãs, me perguntavam quando eu voltaria com a guitarra surf. A cena de música instrumental voltou a se fortalecer, tanto em Curitiba como em diversas outras cidades do país, e como estava com várias composições autorais ‘encostadas, resolvi iniciar um novo projeto para divulgar esse trabalho, disse Cleverson.

O trio, que conta ainda com Juliano Cocktail na bateria e Marco Bulldozer no baixo, ensaia já há seis meses e com direito a um superintensivo nas últimas semanas por conta da estreia do grupo, marcada para o domingo de carnaval, dia 26 de feveiro, no Labirinto (Trajano Reis, 508).

Quem for prestigiar o show do Tiki Moondog vai poder ver e ouvir músicas autorais e versões das bandas clássicas da surf music. Além releituras de músicas que compus para as bandas que toquei, por exemplo A vingança do bizarro que eu apresentava com Stanley Dix no final dos 90. Ou ainda Hot Rod Boogie que tocamos com Maremotos, lembra Cleverson.

O nome Tiki Moondog tem uma explicação muito boa e ligação direta com o estilo surf music. Segundo Cleverson, o nome vem de uma música surf Instrumental chamada “Rock Moondog”. Adaptamos com TIKI, que seria uma espécie de carranca típica no Havaí. Assim surgiu Tiki Moondog”, conta o músico.

Quanto ao futuro do projeto, Cleverson não se preocupa: Não temos grandes pretensões com a banda, a ideia é tocar em Curitiba, e em alguns festivais de música instrumental pelo Brasil. Acredito que evoluirá naturalmente. Como Cleverson e Juliano Cocktail são do Hillbilly, que tem agenda cheia o ano todo, o Tiki Moondog vai ter que se encaixar nos intervalos da agenda, mas conciliar trabalhos é algo que Cleverson está acostumado.

Formado em música pela Universidade Federal do Paraná, ele toca desde 1992. e profissionalmente vive de música desde 2002. Também é professor de guitarra violão teoria musical e harmonia desde 1999. No momento, devido às dificuldades vividas em nosso país estou fazendo outros trabalhos fora música, mas se tudo der certo, em voltarei a dedicação exclusiva ao trabalho musical. Não é fácil viver de música no Brasil, mas se fosse fácil não teria graça!, diz Cleverson. Na opinião dele, apesar de muitos falarem o contrário, em Curitiba existe uma “cultura de bandas”. O público prefere assistir bandas ao vivo ao invés de DJs. Por isso vários bares da cidade contratam bandas, de diversos estilos, como forma de atrair público, o que facilita nosso trabalho, acredita Cleverson.

Serviço
O quê: Show com Tikki Moondog
Quando: Domingo dia 26 fevereiro, 18 horas. A casa fica aberta a partir das 14 horas. a cozinha estara aberta desde o inicio, discoteca-gem com Ricardo RT – surf music, psychobilly, rockabilly, punk rock a partir das 14 horas
Onde: LAB 508 (Rua Trajano Reis 508 no Centro)
Quanto: Entrada gratuita
Informações para o público: 3501- 2040 (lab508)
Cardápio: cardapio especial para o evento, com buguers artesanais, pao com bolinho e porçoes variadas, bebidas como chopp, cervejas 600ml e caipiras, doses.