SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As chuvas devem voltar a aparecer em São Paulo, entre esta segunda-feira (20) e sexta-feira (24), depois da cidade alcançar algumas das temperaturas mais altas do ano, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A previsão é que as precipitações voltem a aparecer no final da tarde, a partir de quarta-feira (22), devido à aproximação de uma massa de ar frio.
No último domingo (19), a estação meteorológica do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, registrou temperatura de 34,6ºC, a mais alta de 2017 e também desde o início do verão, em 21 de dezembro de 2016, na cidade.
Para esta terça (21), a máxima prevista pelo Inmet é de 32ºC e a mínima, de 20ºC. Até quinta-feira (23), o tempo permanece com temperaturas elevadas em São Paulo e predomínio de céu com poucas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim tarde, especialmente na quarta-feira, de acordo com o Instituto de Metereologia.
A situação muda a partir de sexta-feira e durante o fim de semana. A temperatura máxima deve diminuir gradativamente e as áreas de chuva podem ganhar força e ficar mais abrangentes no decorrer da tarde. Confira as mínimas e máximas para esta semana abaixo.
“A tendência agora é que as temperaturas elevadas caiam até quinta ou sexta-feira. Nesses dias, a chegada de uma massa de ar frio pode provocar pancadas de chuva no final da tarde”, diz Franco Villela, metereologista do Inmet.
Apesar de a volta das chuvas coincidir com o início dos desfiles de Carnaval em São Paulo, não há previsão que elas atrapalhem. Segundo Villela, as precipitações não devem se estender até a noite. “Porém, podem ser fortes, porque não tem chovido nos últimos dias”, ele afirma. Problemas no transporte público, no trânsito e com enchentes costumam ser recorrentes após chuvas na capital.
VEJA A TEMPERATURA MÍNIMA E MÁXIMA PREVISTAS ATÉ SEXTA:
Segunda-feira (20)
Mín.: 22ºC
Máx.: 34ºC
Terça-feira (20)
Mín.: 20ºC
Máx.: 32ºC
Quarta-feira (20)
Mín.: 21ºC
Máx.: 31ºC
Quinta-feira (20)
Mín.: 21ºC
Máx.: 30ºC
Sexta-feira (20)
Mín.: 22ºC
Máx.: 31ºC
Fonte: Inmet 20.fev.2017