O prefeito Rafael Greca confirmou nesta quinta-feira (23) que o tradicional desfile do Zombie Walk acontecerá no domingo de Carnaval (26) pelas ruas do Centro. “É um grupo lindo do qual sou fã. O desfile vai acontecer pelas ruas de Curitiba”, afirmou o prefeito diretamente ao coordenador da Zombie Walk, Docca Soares.

O encontro aconteceu nesta manhã no gabinete do prefeito e foi acompanhado pelo secretário do Urbanismo, Marcelo Ferraz César, e pelo secretário da Comunicação e presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani.

A Fundação Cultural dará o apoio logístico necessário para que o evento seja realizado, como acontece todos os anos. “Manteremos as mesmas características do nosso evento com o desfile durante o dia e com a participação de crianças e famílias. Não abro mão disso”, disse Docca. Ele agradeceu o empenho do prefeito para a realização do evento, que acontece há 11 anos ininterruptos.

Na terça-feira (21), os organizadores da Zombie Walk anunciaram o cancelamento do evento, alegando que não teriam conseguido autorização da Comissão Permanente de Análise de Eventos de Grande Porte (CAGE) da Prefeitura porque as exigências eram muito pesadas. 

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (23), todos os membros da CAGE formada pelas secretarias de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Meio Ambiente e Defesa Social e Trânsito, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procuradoria Geral do Município e Fundação Cultural de Curitiba, deram voto favorável ao evento.

A Fundação se responsabiliza pelo apoio de infraestrutura física, como a disponibilização de banheiros químicos e estrutura de som. Além disso, faz a intermediação com órgãos de trânsito, segurança e bombeiros para garantir a tranquilidade para os frequentadores e moradores das regiões por onde devem passar os participantes. 

 

No ano passado, a Zombie Walk de Curitiba reuniu uma multidão de 15 mil pessoas (veja as fotos), segundo informações da Polícia Militar. O grupo fez a caminhada pela Rua XV de Novembro até a altura da Barão do Rio Branco, passando pelo Paço Municipal e descendo pela Rua Riachuelo, cruzando a Praça 19 de Dezembro. Em seguida, a caminhada vai pela Avenida Cândido de Abreu e com chegada na Praça Nossa Senhora de Salete. E não houve nenhuma ocorrência grave. A Zombie Wallk acontece em Curitiba desde 2006.

A Zombie Walk é um evento internacional organizado por fãs de filmes de terror em diversas cidades do mundo – entre elas São Paulo, Lisboa, São Francisco, Sydney, Montreal, Belo Horizonte, além de Curitiba.

Uma das primeiras Zombie Walks aconteceu em outubro de 2003, em Toronto no Canadá. Apenas seis pessoas participaram. Em agosto de 2005 a primeira Zombie Walk em grande escala aconteceu também na cidade canadense de Vancouver e contou com a participação de 400 “mortos-vivos”. Acredita-se que a primeira Zombie Walk realizada no Brasil tenha sido em Belém, no Pará, em outubro de 2006