A Prefeitura de Curitiba tem uma nova política para tratar os assuntos relacionados às drogas. Desde o início do ano o departamento de Políticas Públicas sobre Drogas voltou para a estrutura da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. Até o ano passado, o departamento estava vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e tinha outra forma de atuação.

De acordo com o diretor do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Elcio Felipe Fuscolim, uma das principais mudanças será o trabalho intersetorial que envolverá várias secretarias da Prefeitura, os governos estadual e federal, entidades privadas, sociedade civil organizada e organizações não governamentais (ONGs).

O departamento também seguirá as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas do governo federal. O departamento sozinho não vai conseguir vencer os desafios de um tema tão complexo como as drogas. Não estamos isolados, sempre temos que fazer parcerias, ter uma diversidade de ações com o governo estadual, federal e com entidades privadas, explicou Fuscolim.

As parcerias vão marcar a atuação do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Prefeitura. Vamos adotar a responsabilidade compartilhada, que é o chamamento de todas as secretarias municipais, estaduais, sociedade civil organizada e também terceiro setor para trabalharmos juntos na aplicação destas políticas sobre drogas, disse o diretor.

Para alcançar estes resultados, o departamento formará uma equipe multidisciplinar com servidores ligados à Saúde, Educação, Fundação de Ação Social, Esportes e Cultura. Capacitações serão feitas ao longo do ano para a implantação dos projetos.

O departamento terá projetos específicos para tratar o assunto de combate e prevenção de drogas com alunos das escolas desde os 8 aos 14 anos de idade. Também haverá projetos para a faixa etária dos 15 aos 29 anos. Vamos ter toda uma sequência de trabalho, envolvendo as secretarias municipal e estadual da Educação, e também a Fundação de Ação Social, para abranger as famílias em situação de vulnerabilidade, explicou Fuscolim.

Projetos

A equipe do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas trabalha no desenvolvimento de dois projetos, que serão fundamentais para a prevenção do uso de drogas. O Protege Curitiba, que vai trabalhar com crianças dos 8 aos 14 anos das escolas municipais, e o projeto #VIVA (Valorização Integral da Vida do Aluno), que será feito com estudantes dos 4º anos.

A primeira fase o projeto #VIVA será desenvolvida com 15 escolas do Tatuquara. A previsão de início é para o segundo semestre deste ano. Os projetos serão feitos em parceria com Secretaria Municipal da Educação.

Além da capacitação de servidores e prevenção, o departamento vai atuar com a redução de oferta de drogas, ou seja, o combate ao tráfico de drogas. Este trabalho será feito com o setor de inteligência da Guarda Municipal.

Outro diferencial do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas é seguir as orientações dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Unidas (ONU).