O presidente Michel Temer nomeou Luiz Fernando Vianna o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, no Paraná. A nomeação dele e de outros diretores foi determinada na segunda-feira (13) e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14).

Jorge Samek, que ocupa o cargo desde 2003, deverá permanecer à frente da hidrelétrica binacional até o dia 16 de maio.
Vianna é engenheiro eletricista e deixa a presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para assumir a direção geral da usina. Itaipu é recordista mundial em produção de energia elétrica e responsável por cerca de 17% da demanda brasileira e por 76% do consumido no Paraguai.

A nova diretoria terá ainda Rubens de Camargo Penteado, que passa a ser o diretor técnico executivo no lugar de Airton Dipp. A diretoria administrativa será ocupada por Marcos Antônio Baumgärtner, empregado de carreira da usina.
Ramiro Wahrhaftig assume a diretoria de coordenação no lugar de Nelton Friedrich. A diretoria financeira executiva, comandada por Margaret Groff, passa a ser de responsabilidade de Marcos Vitório Stamm.

Em nota, a assessoria de comunicação da Itaipu destacou que os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear suas diretorias executivas por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Cada país tem os mesmos cargos na composição da diretoria da binacional.

Além disso, a Itaipu possui um Conselho de Administração composto por 12 conselheiros – seis brasileiros e seis paraguaios – e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país.