Um charme pontual no décor, a luminária de chão pode ser aplicada democraticamente em qualquer ambiente graças à variedade de formatos disponíveis e estilos de iluminação que cada peça oferece. De acordo com a lighting designer e empresária da SPOT Lighting Vanessa Giacometti, a escolha da luminária de chão deve ser pautada na função de luz que precisa dela. É preciso levar em conta se será apenas para decoração, iluminação indireta, de leitura ou de mesas de jantar ou de centro. A partir disso escolhe-se a peça adequada, pontua.

Indicadas para ambientes internos e externos, as luminárias de chão ocupam pouco espaço e podem ser o item de destaque do cômodo. Vanessa explica que são inúmeras as possibilidades: Cabe bem ao lado de uma poltrona para uma iluminação direcionada para leitura, uma luminária arco que fica no canto do sofá e centraliza na mesa de centro ou então tocheiros que jogam a luz para cima como um rebatedor, deixando a iluminação super aconchegante.

Confira três projetos com uso de luminárias de chão:

Marcelo Stammer

As arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, são as responsáveis pela assinatura do ambiente

Divulgação

Loft assinado pelos arquitetos Marcia Campetti e Tiago Campetti, do Estúdio Campetti

Daniela Buzzi

Ambiente dos arquitetos Sergio Valliatti e Luciana Patrão, do escritório Valliatti & Tomasi Patrão


Divulgação


Pietra di Savoie, disponível na Impermix

EXPO REVESTIR
Um dos lançamentos que chamou a atenção na 15ª edição da Expo Revestir foi a pedra Pietra di Savoie, da Cerâmica Portinari. Com o tom cinza-azulado, o porcelanato oferece aos ambientes um toque rústico. Esse produto está disponível na loja Impermix (R. Alferes Poli, 1199)


Divulgação


Ramilto Lima Junior e Lilian Zampieri Lima

 

EM BUSCA DE NOVIDADES
Os empresários Ramilto Lima Junior e Lilian Zampieri Lima participaram do Encontro de Revendas da Hunter Douglas, que aconteceu em São Paulo na última semana. No evento conheceram as novidades da marca: o novo sistema de motorização PowerView® HunterDouglas® – que permite criar cenas que movimentam as cortinas e persianas de acordo com a necessidade de cada ambiente e hora do dia – e lançamentos de produtos exclusivos.