Pela primeira vez no ano, o Atlético usou os jogadores titulares no Campeonato Paranaense. E o time empatou com o JMalucelli em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (22). A partida, no Ecoestádio Janguito Malucelli, era válida pela 9ª rodada da primeira fase do Estadual.

A utilização de reservas nos jogos anteriores foi uma estratégia do técnico Paulo Autuori, que vinha colocando os titulares apenas nos jogos da Copa Libertadores da América. Segundo disse o treinador em entrevistas anteriores, a ideia era usar os titulares em três partidas do Estadual, sendo uma delas já no mata-mata das quartas-de-final.

TABELA

Nas oito partidas anteriores, os reservas do Atlético haviam somado duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, ou 10 pontos. Com o empate de quarta-feira, o time foi a 11 pontos, em 7º lugar. O Jotinha, por sua vez, foi a 18 pontos, em 3º lugar. Está atrás apenas do Paraná Clube e Cianorte.

PRÓXIMOS JOGOS

O Atlético tem mais dois jogos na primeira fase. No sábado (25) à tarde, o time pega o Cianorte na Arena da Baixada. Na quarta-feira seguinte (29), duela contra o Paraná na Vila Capanema. O JMalucelli ainda enfrenta Londrina (em casa) e PSTC (fora).

ESCALAÇÃO

Entre os titulares do Atlético, havia um desfalque: o goleiro Weverton, que está a serviço da seleção brasileira. O zagueiro Thiago Heleno e o meia Nikão foram poupados pelo treinador – entraram Marcão na zaga e Grafite no ataque, com Pablo recuado para o meio-de-campo. Na lateral-esquerda, Renan Lodi foi escalado em vez de Sidcley. O esquema era o mesmo 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo mal tinha começado quando houve uma polêmica gigante. Renan Lodi cobrou um arremesso lateral para o goleiro Santos, que se atrapalhou com a bola e a deixou entrar, aos 4 minutos. Os jogadores do JMalucelli pediram o gol, mas o árbitro Luís Alexandre Fernandes marcou escanteio – é o que diz a regra, uma vez que o goleiro não tocou na bola. Após a cobrança, Rafael Santiago marcou 1 a 0, de cabeça. Mesmo após o gol, os jogadores do Jotinha continuavam reclamando, alegando que o goleiro Santos havia tocado na bola – o que configuraria o gol. A reclamação foi tanta que o árbitro expulsou o meia Guilherme Parede do banco de reservas.

Aos 10 minutos, o Atlético empatou, com Felipe Gedoz, de falta. A partir daí, o jogo ficou mais concentrado no meio-de-campo. O Jotinha levou mais perigo, mas não marcou. Thomas chegou a acertar uma bola na trave, aos 33 minutos, no lance mais perigoso após os dois gols. A gente tem que ter um volume maior de jogo, eu tenho que segurar mais a bola, disse o atacante Grafite.

SEGUNDO TEMPO

Ao fim do primeiro tempo, Autuori foi reclamar com o árbitro e chegou a discutir com os jogadores adversários. No começo do segundo tempo, ele acabou expulso de campo. O Atlético foi dirigido pelo auxiliar Bruno Pivetti. O time teve uma boa chance para desempatar aos 5 minutos, mas Lucho Gonzalez não aproveitou.

Aos 15 minutos, Grafite – que voltava a jogar após 20 dias inativo – sentiu uma lesão e deu lugar a Crysan no ataque. Mas isso não mudou muita coisa, já que o Atlético não produzia muito. Aos 28, Yago entrou no lugar de Felipe Gedoz. Também não houve progresso. Aos 38, Matheus Anjos foi escalado na vaga de Rossetto. A última cartada do Furacão não rendeu. E o jogo terminou empatado.

 

JMALUCELLI 1 x 1 ATLÉTICO

JMalucelli

Fabricio; Cristovam, Alex Fraga, Tiago Alencar (Renan) e Eltinho; Wellington Reis, Carlos Jatobá e Thomas; Jennison (Índio), Rafael Santiago (Netinho) e Getterson. Técnico: Luciano Gusso

Atlético

Santos; Jonathan, Paulo André, Marcão e Renan Lodi; Otávio, Rossetto (Matheus Anjos), Felipe Gedoz (Yago), Lucho Gonzalez e Pablo; Grafite (Crysan). Técnico: Paulo Autuori

Gol: Rafael Santiago (5-1º), Felipe Gedoz (10-1º)

Cartões amarelos: Pablo, Renan Lodi, Renan, Cristovam

Expulsão: Guilherme Parede (7-1º, do banco do JMalucelli), Paulo Autuori (46-1º),

Árbitro: Luís Alexandre Fernandes

Público: 1.458 (pagante), 1.611 (total)

Renda: R$ 50.800

Local: Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, quarta-feira

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

4 – Renan Lodi cobra lateral para o goleiro Santos. A bola acaba entrando. Os jogadores do JMalucelli pedem o gol, mas o árbitro marca escanteio

5 – Gol do JMalucelli. Thomas cobra escanteio. Rafael Santiago se antecipa à marcação e cabeceia. O goleiro toca na bola, mas não evita o gol

10 – Gol do Atlético. Felipe Gedoz cobra falta lateral direto para o gol e acerta o canto esquerdo do goleiro

21 – Cristovam faz boa jogada e deixa com Jennison, que arremata. A bola resvala em Marcão e não entra

26 – Thomas arrisca de longe. A bola assusta e sai

33 – Thomas cobra falta de longe. A bola passa pelo goleiro Santos, bate no travessão e sai

39 – Pablo cruza para a área. Grafite chega para finalizar, mas o goleiro Fabrício defende

SEGUNDO TEMPO

1 – Thomas cobra falta lateral e tenta mandar direto a gol. Santos põe para escanteio

5 – Jonathan cruza. Lucho Gonzalez, perto do gol, desvia de cabeça e manda por cima

13 – Rafael Santiago bate forte. A bola desvia na defesa e não entra

23 – Rafael Santiago recebe na área e finaliza. Marcão trava na hora H e Santos segura

28 – Otávio recupera a bola, avança e tenta por cobertura. A bola vai na rede por cima do gol

40 – Matheus Anjos cobra falta de perto da área e manda para fora

43 – Renan Lodi tenta o cruzamento e acerta a rede do lado de fora