Ainda dá tempo de se inscrever para a prova coletiva do Exame de Equivalência que a Secretaria Municipal da Educação realizará nesta terça-feira (28), das 18h30 às 22h, na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória. Os interessados devem ligar para a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura, durante o horário comercial, até meio-dia desta terça-feira. O telefone é 3350-3076.

Investimento na EJA tem reflexo em Pinhais

O exame é necessário para quem não completou ou perdeu o histórico escolar que atesta a conclusão do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A realização da prova é indispensável para todas as pessoas dispostas a retomar os estudos. O direito à educação básica é de todos, observa a gerente da EJA, Isabel Nowacki de Loyola. O único limite para se inscrever é ter a idade mínima – a partir de 15 anos.

Na EJA, são frequentes os casos de homens e mulheres na faixa dos 70 anos e até mais velhos, que não puderam ir à escola por questões socioeconômicas, perda de documentos, mortes na família que antecipam a entrada no mercado de trabalho e forçam o abandono dos estudos e machismo (entendimento de que as mulheres não precisam estudar).

Conteúdos

O teste para aferir se os interessados podem ou não avançar nos estudos consta de questões básicas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, fechadas (de marcar X) e abertas (que exigem a elaboração de pequenos textos).

Os candidatos podem ficar tranquilos porque as respostas dependem essencialmente da leitura e da interpretação dos textos propostos e não de informações decoradas, observa Isabel. Cerca de 80% dos candidatos obtêm aprovação no exame.

O resultado da prova será divulgado no dia 7 de abril. Os certificados – necessários para a matrícula nas matérias da segunda fase do Ensino Fundamental – estarão disponíveis no dia 10 de maio.

 

Outras oportunidades

Quem não puder fazer a prova desta vez, terá a possibilidade de participar nos dias 30 de maio, 1º de agosto, 24 de outubro ou 5 de dezembro.

As outras alternativas são fazer o agendamento para a realização individual da prova na Secretaria ou pesquisar as datas dos exames coletivos organizados pelos Núcleos Regionais de Educação, que funcionam nas Ruas da Cidadania. É interessante comparar todas as possibilidades para decidir onde, dependendo de cada caso, é mais interessante se inscrever, explica a gerente.