O Paraná tem uma nova pré-candidata ao governo do Estado para as eleições de 2014. A deputada federal Rosane Ferreira teve seu nome lançado para a disputa pelo PV, legenda que ela preside regionalmente. Eu, nesse momento, me sinto mais preparada do que meus pares dentro do partido para cumprir esse papel, afirmou a parlamentar, que porém, não confirmou a possibilidade de aliança com o PC do B, alegando que é muito cedo para esse tipo de definição.

Pulverização
A decisão do PV sinaliza para um cenário de candidaturas pulverizadas na disputa pelo Palácio Iguaçu. Além da candidatura à reeleição do governador Beto Richa (PSDB), e da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pelo PT, podem entrar no páreo também o PMDB — com o senador Roberto Requião ou o vice-governador Orlando Pessuti — o PSD com o empresário Joel Malucelli ou o deputado federal Eduardo Sciarra; entre outros nomes menos cotados.

Frota cor de rosa
O projeto de lei que cria uma frota de ônibus coletivo exclusiva para mulheres está na pauta da reunião da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública que acontece hoje na Câmara de Curitiba. De iniciativa do vereador Rogério Campos (PSC), a matéria prevê que veículos reservados sejam biarticulados e ligeirinhos — de cor diferenciada dos demais — e circulem somente em horários de grande demanda. O projeto recebeu parecer favorável do colegiado de Legislação, Justiça e Redação no dia 22 de setembro, após diversas reuniões.

Antenas (I)
A Câmara de Curitiba analisa, em segundo turno, hoje, o projeto de lei do Executivo municipal referente ao licenciamento e instalação das antenas para a telefonia móvel (chamadas de Estações Transmissoras de Radiocomunicação). Com a ampliação das áreas e zonas para sua implantação, a matéria também viabilizará a internet 4G, um dos compromissos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Acatada em primeira votação na última quarta (30), a proposição (005.00408.2013) foi mote de reunião na tarde de quinta-feira entre os vereadores, o Executivo e representantes das operadoras.

Antenas (II)
Dentre as alterações importantes, foi retirada a proibição para a instalação de antenas em um raio de 50 metros das divisas de escolas de ensino fundamental e médio, creches, hospitais, centros de saúde e igrejas, com potência máxima de três watts por metro.

Com lugar garantido
A pauta da sessão plenária da Assembleia Legislativa de hoje relaciona 50 projetos de lei. Entre as matérias que começam a ser discutidas e votadas em Plenário está o projeto de lei nº 159/12, dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Pastor Edson Praczyk (PRB), que determina que as empresas intermunicipais de transporte de passageiros que operam nos municípios do Litoral reservem, no mínimo, 10% da sua frota com bagageiros apropriados para o transporte de pranchas de surf e equipamentos esportivos semelhantes. De acordo com a proposta, os veículos poderão transportar pranchas de surf, bodyboard, longboard ou stand-up surf. Os equipamentos terão o mesmo tratamento e cuidado das demais bagagens pessoais em relação a danos e extravio.

Atleta do futuro
O governador em exercício Flávio Arns, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares, assinam hoje, às 14 horas, no Palácio Iguaçu, o convênio Atleta do Futuro. A parceria permitirá a participação de 15 mil alunos das escolas estaduais em atividades de contraturno nas unidades do Sesi Paraná.

Licitação
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), convocou os vereadores para sessão extraordinária, hoje, às 14h30. Na ocasião, o diretor de Transporte da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rodrigo Binotto Grevetti, presta esclarecimentos sobre o processo de licitação dos espaços comerciais da rodoferroviária para contratar novos permissionários. A nova licitação dos espaços comerciais da rodoferroviária tem sido mote de debate no Legislativo, desde que a Urbs iniciou o processo para desocupação das lojas para a realização da segunda parte da revitalização do terminal.

Em alta
Desde o mês de setembro, a CINEMATECA de Curitiba voltou a receber grande público e melhorou sua taxa de ocupação. Nas exibições de Ran, de Akira Kurosawa e de Fitzcarraldo, de Werner Herzog a ocupação da Cinemateca ultrapassou 80% de sua capacidade.

Em Baixa
Dados da criminalidade enviados pelas Secretarias de Segurança das 27 unidades da federação para o Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que no ano passado, os HOMICÍDIOS no Brasil cresceram 7,6% em relação a 2011. Houve 50.108 casos no Brasil em 2012.