Adolescentes e jovens prestes a escolher um curso para o qual prestar vestibular fazem parte de uma geração superconectada e em constante transformação. E é por isso que atualmente as escolhas passam necessariamente por um novo conceito de mundo, sem barreiras geográficas e certezas imutáveis. A chamada geração Z pensa carreira e empregos formais de um jeito diferente de seus pais. Muitos já não acreditam em fazer uma única coisa a vida toda. Trabalhar em casa e ganhar a vida remotamente sem precisar bater cartão é uma realidade cada vez mais praticada.

Porém, mesmo com tantas mudanças, o papel dos pais nesse momento é fundamental, principalmente quando chega o momento da opção pelo curso superior. A coach profissional e psicóloga Elenice Brusque observa a importância dos pais acolherem e aceitarem as escolhas de seus filhos. É um período em que pais e filhos devem estar próximos para avaliarem juntos as alternativas que condizem com o perfil do estudante, observa.

E por perceber que muitos pais e filhos ficam confusos e inseguros na fase da escolha da profissão, Elenice criou o serviço de Coaching Vocacional voltado para alunos do Ensino Médio e seus pais. O objetivo é elucidar crenças, armadilhas e barreiras que atrapalham os jovens na fase de escolha da área profissional, salienta Elenice, que apresenta o programa em palestras gratuitas para pais, mestres e alunos de colégios que oferecem o Ensino Médio.

Segundo a coach, o propósito do coaching vocacional é elevar a autoconsciência para ter maior clareza sobre questões como: o que o estudante em questão valoriza? O que ele gosta de fazer? Como se vê no futuro? Vivemos num mundo que superestima o dinheiro e o status. Em contrapartida, a nova geração vem com uma grande responsabilidade social. Muitas vezes há embate entre o que esperam de mim e o que vai me fazer feliz, salienta Elenice.

O coaching vocacional ajuda o jovem a perceber o que ele quer para sua vida, o que precisa fazer para alcançar seus objetivos e saber se está no caminho certo.

PAIS INFLUEM PARA 35% DOS JOVENS
A escolha da profissão é sempre um momento marcante na vida de um jovem. Com as profundas mudanças no mercado de trabalho e o surgimento de novas profissões, ao mesmo tempo em que muitas estão acabando, a tarefa se torna ainda mais difícil. Durante essa definição, a família desempenha papel fundamental. É o que mostra a pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi, que mostrou que a família é o fator que mais influencia os jovens na hora de escolher a profissão. Dos 31 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio que responderam a pesquisa, 35% consideraram a família como o fator mais importante – mais até que a remuneração profissional. Os profissionais da área foram apontados como fator de influência por 34%; a remuneração, por 17%; e a experiência profissional, por 13% dos jovens.

Segundo o psicólogo e orientador educacional do Curso Positivo, Ivo Carraro, a escolha da graduação é uma decisão que pode afetar o resto da vida do estudante. Acertar na escolha logo de primeira é o ideal, mas, caso o jovem mude de ideia, é preciso que tanto os pais quanto os estudantes tenham em mente que mudanças são sempre bem-vindas, explica. De acordo com o professor, a escolha errada do curso normalmente ocorre por conta da insatisfação gerada por optar por uma formação que não desperte prazer. Os números de alunos que desistem do curso superior na Universidade Federal do Paraná demonstram isso, já que, cerca de 20% do total de aprovados deixam a graduação, mesmo depois de ter superado mais de 50 mil concorrentes, afirma.

De acordo com o professor, muitos pais projetam nos filhos os cursos que eles gostariam de ter feito e que, por algum motivo, não fizeram. Além disso, pensam na projeção social e no status que a formação oferece. Ainda há os que querem que os filhos sigam a mesma carreira, para usufruir da estrutura ou nome que construíram, conta. Diálogo e abertura dos pais para entender as aptidões dos filhos são essenciais para evitar pressão, sensação de angústia e frustração dos estudantes. Os pais e familiares são decisivos na maioria das escolhas dos jovens, por isso, quanto mais e melhores informações, mais os pais poderão cumprir bem seu papel, afirma Carraro.


DICAS PARA ESCOLHER O FUTURO PROFISSIONAL

– É fundamental se conhecer, para poder fazer a escolha com a maior base de informações possíveis.
– Exclua as profissões que não gosta.
– Defina qual área tem mais interesse: Humanas, Exatas ou Biológicas.
– Faça testes vocacionais para ajudar a reconhecer padrões de comportamento e preferências.
– Converse com pessoas que trabalham na área que você tem interesse, de preferência aquelas que você admira e confia.
– Visite o ambiente de trabalho da carreira que pensa em seguir.
– Cada profissão leva embutida em sua prática um estilo de vida, portanto, pergunte-se que adulto você quer ser e não qual profissão quer seguir.

PERGUNTAS QUE O JOVEM DEVE SE FAZER

– O que faço com prazer, sem que as pessoas me peçam?
– O que faria por alguém, mesmo sem receber nada em troca?
– O que faço sem esforço e que as outras pessoas admiram e têm dificuldade de realizar?


O que é coaching?
O termo coaching vem do inglês coach, que significa carruagem. O especialista em coaching é quem conhece e conduz o processo (a carruagem), mas é o cliente quem escolhe e decide para onde quer ir. O profissional de coaching não pode induzir, influenciar e julgar seu cliente. O processo de coaching utiliza métodos e ferramentas especiais, perguntas estruturadas e escuta ativa.