Desde o dia 27 de março, cozinheiros renomados vêm apresentando propostas inusitadas e saudáveis de pratos em feiras, Armazéns e Sacolões da Família, mercados e hortas da Prefeitura de Curitiba. No dia 8 de abril, ocorre a última apresentação. As aulas-show fazem parte da Sabores de Curitiba, programação especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em comemoração aos 324 anos da Capital.

Curitiba tem pelo menos 227 mil veganos ou vegetarianos

Eu quis mostrar que é possível, sim, fazer um prato saboroso e saudável com ingredientes simples, acessíveis e que podem ser comprados nas feiras ou mercados, destacou Celso Freire, que preparou uma tilápia no vapor com vegetais, durante apresentação na feira livre da Praça 29 de Março, no domingo passado. Segundo ele, nenhuma receita precisa ser sempre levada à risca.

Cultura veg vai muito além do prato

As pessoas podem optar por verduras, legumes e frutas da estação, os produtos que estão com preço mais em conta e também enriquecer com outros alimentos, acrescentou o chef, que escolheu os ingredientes, como o peixe, o tomate italiano, a abobrinha, o aspargo, o quiabo e a berinjela, nas bancas da feira no Mercês.

Nas apresentações, alimentos saudáveis e frescos foram destaques dos pratos. Na minha proposta, o feijão é o ingrediente principal, por ser rico em proteína e vitaminas, mas também usei tomate, cebola roxa, pêra, limão, maçã e caqui. Todos os legumes e frutas são fresquinhos e escolhidos na hora, explicou a chef Gabriela Carvalho, que criou uma salada fria de grãos com frutas e ervas em sua apresentação, no dia 29 de março, no Armazém e Sacolão da Família da Vila Sandra, no CIC.
Estamos mostrando que é possível, sim, se alimentar com qualidade e criatividade, observou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi. Ele lembrou que a Secretaria tem como missão priorizar a economia popular e a segurança alimentar, que envolve também o consumo consciente. Gusi acredita que a participação de cozinheiros consagrados está dando maior visibilidade aos programas e aos estabelecimentos da Prefeitura.