Desde o último dia 20, quando teve início o outono em Curitiba, o frio vem se reaproximando dos curitibanos. E com ele, trouxe oportunidades para os restaurantes, que estão aproveitando as temperaturas mais baixas para iniciar a temporada de sopas na cidade, prato considerado ideal para os dias de frio.

Na Capital, um dos estabelecimentos mais tradicionais no ramo é o Dona Ambrosina, localizado na Avenida Nossa Senhora da Luz, 1815. Com mais de 20 anos de história, o estabelecimento trabalha com filets, pizzas e massas. São as sopas, porém, o carro-chefe do estabelecimento.

Desde o final de fevereiro estamos com o buffet de sopas. Neste ano começamos mais cedo porque o pessoal logo começou a pedir, explica Otto Erich Hellmann, gerente, destacando que os períodos mais frios do ano são também o de melhor movimento para o restaurante. Com o buffet de sopas, nosso movimento multiplica por cinco. Fez frio, temos movimento. Até coloquei no nosso site que vamos manter o buffet até o frio ir embora, complementa.

Para quem quiser conferir, o Dona Ambrosina abre as portas às 18 horas e funciona até meia-noite, com reservas de segunda a quinta com chegada até 19h30. O valor do buffet de sopas é R$ 26,90, mais 10% de pagamento para o garçom. O buffet conta com seis ou sete tipos de sopa, dependendo do dia, mais uma canjica doce. Além das sopas, porém, a casa também trabalha com massas, pizzas e filets.

Outro estabelecimento que comemora a chegada do frio é a Tribo das Frutas (Av. Vicente Machado, 1965, Batel). Por R$29,90 é possível comer a vontade e experimentar as várias opções elaboradas pelo Chef Marçal. Sopa eslava, de feijão, batata salsa, lentilha, capelleti in brodo e a tradicional canja de galinha estão entre as sugestões oferecidas.

O buffet de sopas funciona de segunda a sexta feira a partir das 19 horas. A Tribo das Frutas também oferece no cardápio opções de carnes, peixes, massas, frango, saladas, sanduiches, sucos, smothies e açaís. Contudo, segundo o gerente do local, 98% do movimento noturno no restaurante se deve às sopas.

Tomar sopa no inverno além de gostoso, também ajuda na ingestão de nutrientes importantes para o nosso organismo, como aqueles presentes em legumes e verdurs, que em teoria acabam sendo menos consumidos no clima frio, equilibrando nossa dieta.