O Facebook anunciou ontem que está implantando novas ferramentas para impedir que fotos íntimas sem autorização sejam compartilhadas. Segundo a empresa, a partir do momento em que a imagem é denunciada, ela recebe um filtro que impede a identificação do conteúdo e o compartilhamento fica bloqueado enquanto uma equipe faz a revisão da publicação. As regras valem para o Facebook, Messenger e Instagram e já estão liberadas para os usuários, segundo o Facebook.
O procedimento para fazer a denúncia é semelhante ao que já existe em casos de fotos contendo nudez e de atividade sexual. O usuário que achar que uma imagem íntima foi compartilhada sem permissão pode denunciá-la (https://www.facebook.com/help/reportlinks) ao clicar na foto e ir no ícone “Opções”. Basta selecionar a opção que melhor descreve o problema (no caso,compartilhamento de fotos íntimas) e seguir as instruções da tela. Uma equipe responsável fará a revisão do conteúdo e vai avaliar se ela viola as regras da companhia. Caso seja detectada a violação, a imagem será removida e enviada para um banco de imagens. A conta do responsável pelo compartilhamento pode ser desativada. Se o usuário que teve a conta desativada achar que a imagem foi retirada por engando, poderá recorrer.
Através da tecnologia de “photo-matching” (identificação de imagens semelhantes), mesmo depois de removida, a foto íntima pode ser compartilhada. Caso o sistema identifique a tentativa, ele alerta o perfil que está tentando compartilhar, informando que ele viola as políticas e que o compartilhamento não será possível.

Chuva de spams
A Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet) detectou um crescimento espantoso do tráfego de spam, que triplicou em um período de dois anos no Brasil. De acordo com a entidade, a taxa atual de spam no fluxo de mensagens que chegam diariamente nas redes dos seus associados atinge a média de 90% dos e-mails. Além disso, dos 10% de mensagens que recebem licença para entrar nos servidores das empresas de hosting do País, apenas 50% (ou 5% do total) são entregues ao endereço do usuário final com status de mensagem lícita.


Biblioteca de Apps

Waze terá serviço de carona no Brasil
O aplicativo de navegação em mapas Waze, que pertence ao gigante de tecnologia Google, vai lançar seu serviço de caronas no Brasil até o fim de 2017. O serviço conecta os motoristas que dirigem com o carro vazio todos os dias com potenciais passageiros, que precisam se deslocar para localidades próximas. Segundo apurou o jornal “O Estado de S. Paulo”’, é provável que a primeira cidade brasileira a receber o Waze Carpool seja São Paulo, hoje a cidade mais importante para o aplicativo no mundo em número de usuários.


Bizzarices na rede

Máscaras de dormir surreais
Máscaras de dormir com olhos de modelos de quadros clássicos? Sim, a internet tem. Veja mais no site www.toxel.com.br