Em meio às ações da Semana Mundial de Conscientização sobre o Autismo, foi inaugurado nesta quarta-feira (5) o segundo campo de Golf-7 do Paraná. O espaço, onde é possível que alunos com deficiência pratiquem uma versão adaptada do esporte, fica em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. O novo campo foi palco do 2o Campeonato Paranaense da modalidade, disputado por mais de 60 alunos de 15 escolas especiais do estado.
Antes da bolinha rolar, uniformes, tacos, bolsas e outros materiais oficiais usados por golfistas profissionais foram entregues às escolas que já incluem a modalidade no dia a dia dos alunos. As atividades são realizadas pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe graças à Lei de Incentivo ao Esporte.
Os reflexos da prática são destacados pelos professores, que percebem a evolução no comportamento dos alunos graças à modalidade. Para dar a tacada e acertar o buraco é preciso muito foco, coordenação e calma, características que eles não costumavam ter, e acabaram desenvolvendo com o hábito de jogar golfe. Hoje estão muito mais tranquilos e concentrados, destaca Fátima Alves, professora e criadora da modalidade.
O Golf-7 é uma versão adaptada do esporte direcionado especialmente para práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de uma alternativa para a inclusão social das pessoas com deficiência e sua formação como cidadão. Jogado em um campo menor e com menos buracos, permite a disputa de uma atividade física nas escolas com melhores resultados no comportamento dos alunos. O Golf-7 foi criado em 2005, no Paraná, e de lá para cá mais de 35 mil estudantes de 353 escolas do Paraná já praticaram o esporte.



Paranaenses representam o país no Sul-Americano Juvenil nesta semana

O Belém Novo Golf Clube, localizado em Porto Alegre, recebe de quarta a sábado (5 a 8 de abril) os melhores juvenis do país para a disputa do 50º Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe, onde participam também outros nove países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Dentre a equipe brasileira, dois paranaenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Golfe para participar da disputa, são eles: Daniel Celestino e Ana Beatriz Cordeiro.

Daniel Celestino, que também é líder do ranking brasileiro juvenil conta: Jogar um torneio representando o Brasil é certamente uma grande honra. O Sul-Americano será uma grande experiência devido à sua grande importância e seu nível técnico, afirma o paranaense.

Já Ana Beatriz afirma que: Será uma experiência que levaremos para a vida. O Sul-Americano será uma aula e tanto.

Completam a equipe masculina os jogadores: Rohan Boettcher e Andrey Xavier. E, no feminino: Lauren Grinberg e Laura Caetano.

Histórico – Essa será a quinta vez que o torneio é sediado no Brasil. O País já recebeu a competição em 1971, no Clube de Campo de São Paulo (SP), em 1987, no São Fernando Golf Club (SP), em 1997, no Gavea Golf (RJ), e em 2007, no Itanhangá Golf Club (RJ). É a primeira vez que o torneio acontece em um clube fora do eixo Rio-São Paulo.
O time masculino vem de duas excelentes performances, que espera repetir este ano: foi vice-campeão no ano passado, na Venezuela, e terceiro colocado em 2015, no Chile. Nas duas ocasiões, se classificou para o Mundial da categoria no Japão (em 2015, ganhou a vaga após a desclassificação de um jogador da Argentina, que tinha sido vice-campeã). Este ano, os dois primeiros colocados ganharão vaga para o Mundial.

O campeonato conta com apoio do R&A, da Federação Riograndense de Golfe e do Belém Novo Golf Club. A realização é da CBG e da Federação Sul-Americana de Golfe. O evento também tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.


 

Equipe do interior vence 4ª Copa Integração FPCG

A Equipe do Interior venceu neste final de semana a 4ª edição da Copa Integração, que visa confraternizar os golfistas. Com um formato diferente, reunindo os jogadores em dois times, o Maringá Golf Clube recebeu nos dias 01 e 02 de abril os praticantes dos estados do Paraná e Santa Catarina para a competição que aconteceu em diferentes modalidades Match Play Gross. O tempo, assim como a qualidade do campo, estiveram 100% favoráveis ao jogo.

No domingo, foi realizado um delicioso almoço de encerramento, onde também aconteceu a cerimônia de premiação. O Capitão da Equipe Curitiba, Jorge Ishii, passou o troféu para o Capitão do time do Interior, Lucio Minoru Hiratomi. Também foram premiados todos os participantes da equipe vencedora, além dos campeões do ranking de 2016.

Participaram da Equipe Curitiba os jogadores dos clubes da capital paranaense, são eles: Alphaville Graciosa Clube, Clube Curitibano, Graciosa Country Club, Las Palmas Golf & Country Club e Santa Mônica Clube de Campo.

Já a Equipe Campeã, a do Interior, foi formada pelos seguintes clubes: Costão Golf Club, Francisco Beltrão, Iguassu Falls Golf Club, Joinville Country Club, Londrina Golf Club, Maringá Golf Clube, Pine Hill Golf Club, Ponta Grossa Golf Club, Royal Golf Residence, Aguativa Golf Resort, Itapema Resort & Spa e Reserva Camburiú Yacht & Golf.

No primeiro dia de disputa foram realizados 24 jogos Four-ball, e a Equipe do Interior abriu uma grande vantagem no placar com 18,5 pontos contra 5,5. No segundo da IV Copa Integração da FPCG foram 18 jogos Single Match-play entre profissionais e jogadores da categoria M1, e 15 jogos Greensomes para as demais categorias. A equipe do Interior, assim como no primeiro dia, venceu novamente, somando 23,5 contra 9,5 da Equipe Curitibana. O placar final foi de 42 a 15.

Os golfistas voltam a se encontrar pela Copa Integração na capital paranaense nos dias 25 e 26 de novembro, conforme previsto em calendário.

A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe agradece o apoio do Maringá Golf Clube e da Água Mineral Sferriê para a realização deste evento. Agradecemos também as empresas parceiras da FPCG: Poliservice Serviços, Elco Engenharia de Montagens, Carrér Agrícola, Harbor Hoteis e Dorigo Materiais de Construção.