O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), recebeu, ontem, no gabinete da presidência, o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad. Na visita oficial, eles conversaram sobre a melhoria dos serviços prestados à população. O diretor do Detran nos trouxe dados em que apresenta o momento administrativo e as mudanças que pretende implementar nos próximos meses. São várias novidades, na questão dos serviços prestados, comentou Serginho do Posto. O presidente da Câmara fez um convite oficial para que o diretor do Detran venha até o plenário apresentar a campanha Maio Amarelo, voltada à educação no trânsito que tem o objetivo da preservação da vida.

Meio ambiente
Com o parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba, o projeto do vereador Helio Wirbiski (PPS) que obriga o reaproveitamento de água na lavagem de carros por lava cars, postos de combustíveis e outros estabelecimentos que oferecem o serviço já está pronto para ser votado em plenário. A proposta prevê a instalação de equipamentos para reúso ou captação, tratamento e armazenamento de água da chuva. Ainda conforme o projeto, haveria prazo de seis meses para os estabelecimentos se adaptarem a norma, que estaria sujeita a regulamentação da Prefeitura.

Rio Belém
O segundo informe de Goura foi com relação ao encaminhamento da audiência pública que debateu a revitalização do Rio Belém, um rio urbano que nasce no bairro Cachoeira, Norte de Curitiba, e termina nas cavas do Rio Iguaçu, no bairro do Boqueirão, Sul de Curitiba. O Observatório do Rio Belém está sendo criado para fiscalizar os trabalhos do GT de Revitalização do Rio Belém, que reúne os Executivos municipal e estadual, afirmou. De acordo com o vereador, a primeira reunião deve ocorrer no início de maio, na Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre).

Mara Lima
A deputada cantora Mara Lima (PSDB) ressuscitou o ator José Wilker, morto em 5 de abril de 2014, em seu discurso, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná. Eu trago o meu repúdio a esse ator, José Wilker, disse em referência ao caso de assédio sexual ocorrido nos bastidores da novela A lei do Amor, da Rede Globo. As mulheres estão decididas. Mexeu com uma, mexeu com todas, declarou a deputada. Em seguida, o deputado Nelson Luersen (PDT) solicitou a palavra e apontou o engano da deputada. O caso em questão foi protagonizado pelo ator José Mayer, que deu vida ao personagem Tião Bezerra. Ele assediou a figurinista da Rede Globo, Susllem Tonani. Mayer divulgou uma carta na qual reconheceu que errou e pediu desculpas a Susllem. Como represália, a Rede Globo retirou o ator da escalação da próxima novela, das 21 horas, O Sétimo Guardião, trama de Aguinaldo Silva, que irá ao ar em 2018.

De olho em 2018
Ontem que estava pelos corredores da Assembleia foi o vereador Mestre Pop (PSC). Em conversas com potenciais eleitores, ele declarou que pretende se lançar a deputado estadual no próximo pleito, em 2018. E, ao que parece, Pop já começou a campanha rumo à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eu acredito que tenho chances pois fui um dos mais votados em Curitiba, justificou o candidato a candidato da Casa ao questionamento de um dos seus interlocutores.

Plenária Nacional
A senadora Gleisi Hoffmann, líder do PT no Senado, participou neste último domingo da eleição da direção das representações municipais e zonais do Partido, em Curitiba. E não perdeu tempo. Após votar, ela percorreu as zonais. Gleisi é uma das candidatas à Presidência do Diretório Nacional do PT. Apontada como a a candidata do Lula pela militância regional, ela deve ter como antagonista o senador Lindberg Farias (RJ). A eleição nacional só se decide após o 6º Congresso, que acontece na primeira semana de junho.