O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, nessa quarta-feira à noite, no Maracanã, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2017. Com o resultado, o time carioca lidera o Grupo 4, com 6 pontos, seguido por U.Catolica (5 pontos), Atlético (4) e San Lorenzo (1). Na próxima rodada, em 26 de abril, o Furacão recebe o Flamengo na Arena da Baixada.

Com o resultado dessa quarta-feira, o Flamengo chegou a sete jogos seguidos sem perder.

Na partida, Atlético e Flamengo tiveram que enfrentar um gramado de péssima qualidade, repleto de buracos e irregularidades. Mas a expressão campo minado também pode ser utilizada para o retrospecto do time paranaense no Maracanã. Jogando nesse estádio, perdeu 13 dos 15 confrontos contra o Flamengo. A única vitória do time paranaense foi em 2013, por 4 a 2. E também houve um empate – em 1998, por 0 a 0.

Nikão foi o melhor do Atlético na partida. Clique aqui para ver as notas para os demais jogadores.

FATOR CAMPO
O Flamengo está invicto como mandante em 2017, com 9 vitórias e 2 empates. A última derrota do time carioca em casa foi em setembro de 2016.

CAMISA
O Atlético estreou a nova camisa dois na partida de ontem. Com cor laranja e detalhes em bordô, o uniforme foi lançado em homenagem aos 20 anos da parceria entre o clube e a Umbro.

AUTUORI
O técnico Autuori completou 77 jogos no Atlético, com 32 vitórias, 20 empates e 25 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Atlético não tinha Carlos Alberto e Otávio, lesionados, e também Pablo e Felipe Gedoz, suspensos. Autuori manteve o esquema tático 4-2-3-1. No Flamengo, os desfalques eram Everton, Berrío, Rômulo e Mancuello. O time também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Atlético repetiu o que fez em jogos recentes: marcação forte, pouca criatividade no meio, tentativa de velocidade pelos lados e algumas falhas individuais. A diferença dessa vez, em relação a outras partidas, foi o nível do adversário. O Flamengo teve excelente desempenho, com atuação de gala do meia Diego. O time carioca fez 2 a 0 no início. Aos 6 minutos, Trauco lançou da defesa. Thiago Heleno falhou e Guerrero, na cara do gol, tocou na saída de Weverton. Aos 14, o Flamengo não precisou de um erro adversário para fazer o segundo. Após jogada bem tramada, a bola chegou a Diego, que mandou no ângulo. Aos 26, quase o terceiro do time carioca, em chute de fora da área de Diego que bateu no travessão.

SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou melhor do intervalo e começou dominando o segundo tempo, com mais movimentação no meio-campo. O Flamengo sentiu e recuou. O Furacão fez o gol aos 13 minutos, com Nikão, após boa jogada pela direita com Jonathan, Lucho e Coutinho. O domínio do time paranaense seguiu, mas com poucas chances de gol. O adversário raramente contra-atacava.

SUBSTITUIÇÕES
A primeira mudança no Atlético foi aos 11 minutos do 2º tempo, com uma troca de centroavantes. Saiu Eduardo da Silva e entrou Grafite. A segunda foi aos 25, na troca de volantes: saiu David e entrou Luiz Otávio. Aos 29, troca de meias: saiu Lucho e entrou João Pedro. Aos 20, o Flamengo perdeu Diego, por lesão. Entrou o meia Matheus Sávio. Aos 26, troca no setor ofensivo: saiu Gabriel e entrou Marcelo Cirino.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Atlético teve 51% de posse de bola, 4 finalizações (3 certas), 87% de precisão nos passes e 5 escanteios. O Flamengo somou 9 finalizações (6 certas), 86% de precisão nos passes e 4 escanteios. Os dados são do site oficial da Conmebol.

FLAMENGO 2 x 1 ATLÉTICO
Flamengo: Muralha; Pará (Cuellar), Donatti, Réver e Rene; Márcio Araújo, Willian Arão, Gabriel (Marcelo Cirino), Diego (Matheus Sávio) e Trauco; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid (Luiz Otávio), Rossetto, Nikão, Lucho González (João Pedro) e Douglas Coutinho; Eduardo da Silva (Grafite). Técnico: Paulo Autuori
Gols: Guerrero (6-1º), Diego (14-1º) e Nikão (13-2º)
Cartões amarelos: Paulo André (A). Donatti (F)
Árbitro: Wilson Lamourox (COL)
Público: 53.489 pagantes
Renda: R$ 3.336.297,50
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Gol do Flamengo. Trauco lança da defesa. Thiago Heleno falha. Guerrero toca na saída de Weverton.
11 – Nikão cruza. Eduardo da Silva cabeceia. A bola passa perto, ao lado.
14 – Gol do Flamengo. Arão cruza. Diego recebe na área e chuta no ângulo. Golaço.
17 – Nikão chuta de longe. A bola bate no morrinho e quase engana Muralha, que salva para escanteio.
26 – Muralha lança. Guerrero ajeita. Diego chuta de fora da área. A bola explode no travessão.
Segundo tempo
29 – Sidcley ajeita para Coutinho, que chute de fora da área. A bola vai ao lado.
34 – Diego enfia. Guerrero recebe na área e chuta cruzado. Weverton defende.

Segundo tempo
13 – Gol do Atlético. Lucho para Coutinho, que cruza rasteiro. Nikão completa na pequena área.
31 – Nikão toca para João Pedro, na área. Ele finta o zagueiro e chuta cruzado. O goleiro segura.
38 – Marcelo Cirino cruza. Weverton sai nos pés de Guerrero e abafa.
45 – Jonathan cruza. Rossetto desvia de cabeça. Nikão, impedido, marca o gol.