Os vereadores aprovaram três sugestões de Tico Kuzma (Pros) à prefeitura para indicar locais que podem receber estações de ginástica e alongamento em aço inox. O vereador pede que os equipamentos sejam instalados nas praças Abilio de Oliveira Mendes, no Capão Raso; Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho; e Gralha Azul, no Novo Mundo. Tico Kuzma explicou que o sistema funciona como um complemento às já tradicionais academias ao ar live.

Academias II
Conforme o parlamentar, não haverá custo para o município, pois os novos tipo de academia serão bancados por uma empresa privada. Ele explicou que o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, adiantou que serão montadas 35 unidades ao longo do ano por meio de contrato com a empresa Mude – Mobiliário Urbano Desportivo, que arcará com os custos de instalação e de manutenção em troca de espaço publicitário patrocinado pelo banco Santander.

 Alep I

Uma grande audiência pública será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná no próximo dia 15 de maio, a partir das 8 horas, para debater o projeto de lei federal nº 6.437/2016, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto dispõe sobre a formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, ampliando o grau de formação destes profissionais e estabelecendo condições e tecnologias para a implantação de cursos de aprimoramento na área. O evento é uma promoção da Comissão Especial constituída na Câmara especificamente para apreciação do projeto, e será coordenado pelo deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR).

Alep II
O projeto também define o Ensino Médio como condição para o exercício da atividade desses profissionais e, ainda, a exigência de duzentas horas de curso de aperfeiçoamento a cada período de 24 meses de atuação, possibilitando aos agentes a capacitação às novas atribuições. A redefinição das atribuições desses profissionais e o investimento em capacitação serão fundamentais para a retomada do crescimento da saúde preventiva como principal modelo de assistência em saúde do SUS e representará, em um curto espaço de tempo, uma grande economia de custos, hoje direcionados às redes secundárias e terciárias da saúde pública brasileira, sustenta o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), autor da proposta.

Previdência I
O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) apresentará o seu relatório sobre a reforma da Previdência (PEC 287/16) amanh. Na última semana, uma versão preliminar foi apresentada aos líderes de partidos da base do governo e, de acordo com o parlamentar, houve aprovação das alterações feitas.

Previdência II
Maia anunciou mudanças que eliminam a idade mínima para que uma pessoa entre na regra de transição da reforma; que era de 45 anos para a mulher e de 50 anos para o homem na proposta original. Na proposta do governo, o cidadão teria que cumprir um pedágio de 50% do tempo de contribuição calculado pelas regras atuais. Segundo Maia, sem idade mínima, cada um saberá se a transição é mais favorável que as regras novas ou não.