É preciso ter ética e etiqueta para usar o Whatsapp

17/04/17 às 00:00 Adriane Werner | contato@adrianewerner.com.br

O Whatsapp é mesmo uma sensação. O aplicativo permite enviar mensagens de texto e áudio e até mesmo fazer ligações telefônicas, utilizando apenas o sinal da internet. As facilidades são tantas que muita gente tem deixado de usar o celular para ligações e SMS e usado apenas o aplicativo Whatsapp.

Mas, com a adesão em massa, vieram também os problemas que outrora nos incomodavam nas ligações telefônicas, mensagens de texto e e-mails. Correntes de orações, mensagens cheias de figurinhas com desejos de boa sorte, informações falsas repassadas à exaustão movimentam as conversas pelo Whatsapp. Criam-se grupos para discutir algum assunto específico, mas logo ele já está congestionado com mensagens de “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Boa Noite”, fotos chocantes, figuras edificantes, pregações religiosas e políticas.

Para que sua presença nos grupos e conversas do Whatsapp seja agradável, é importante atentar para o comportamento ideal. Este é mais um capítulo da chamada Netiqueta.

Ao participar de um grupo, informe-se se há regras para as postagens, mesmo que tácitas (aquelas que não são explícitas, mas que a gente percebe que existem). Evite postar comentários ou mensagens que destoem da proposta do grupo. Há poucos dias presenciei uma desavença em um grupo de professores universitários porque a conversa, que era para ser profissional, “descambou” para a política. Nunca – nunca! – repasse correntes em grupos de Whatsapp, mesmo que seja um grupo de melhores amigos ou até mesmo da família. Por fim, certifique-se de que a notícia que pretende divulgar é mesmo verdadeira. Há muitas mensagens falsas circulando na internet, tanto na área da política quanto informações de pessoas desaparecidas e até mesmo sobre celebridades. Não seja ingênuo.

Fique à vontade para enviar suas dúvidas e sugestões de temas para serem abordados aqui.


Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Últimas de Etiqueta Profissional
Etiqueta Profissional Tempos de intolerância
Blogs
Ver na versão Desktop