O Whatsapp é mesmo uma sensação. O aplicativo permite enviar mensagens de texto e áudio e até mesmo fazer ligações telefônicas, utilizando apenas o sinal da internet. As facilidades são tantas que muita gente tem deixado de usar o celular para ligações e SMS e usado apenas o aplicativo Whatsapp.

Mas, com a adesão em massa, vieram também os problemas que outrora nos incomodavam nas ligações telefônicas, mensagens de texto e e-mails. Correntes de orações, mensagens cheias de figurinhas com desejos de boa sorte, informações falsas repassadas à exaustão movimentam as conversas pelo Whatsapp. Criam-se grupos para discutir algum assunto específico, mas logo ele já está congestionado com mensagens de Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, fotos chocantes, figuras edificantes, pregações religiosas e políticas.

Para que sua presença nos grupos e conversas do Whatsapp seja agradável, é importante atentar para o comportamento ideal. Este é mais um capítulo da chamada Netiqueta.

Ao participar de um grupo, informe-se se há regras para as postagens, mesmo que tácitas (aquelas que não são explícitas, mas que a gente percebe que existem). Evite postar comentários ou mensagens que destoem da proposta do grupo. Há poucos dias presenciei uma desavença em um grupo de professores universitários porque a conversa, que era para ser profissional, descambou para a política. Nunca – nunca! – repasse correntes em grupos de Whatsapp, mesmo que seja um grupo de melhores amigos ou até mesmo da família. Por fim, certifique-se de que a notícia que pretende divulgar é mesmo verdadeira. Há muitas mensagens falsas circulando na internet, tanto na área da política quanto informações de pessoas desaparecidas e até mesmo sobre celebridades. Não seja ingênuo.

Fique à vontade para enviar suas dúvidas e sugestões de temas para serem abordados aqui. Meu e-mail é [email protected].
Forte abraço e até a próxima!