Chegada a reta final dos campeonatos estaduais, o levantamento mensal do IBOPE Repucom traz o desempenho dos clubes de futebol do Brasil nas redes sociais nos quatro primeiros meses de 2017. O estudo mostra uma evolução de mais de 14% do Atlético GO, motivado pela ascensão à série A do campeonato brasileiro e pela boa campanha no estadual, o clube goianiense foi o que registrou maior crescimento em sua base digital desde janeiro.

A Ponte Preta, semifinalista do campeonato paulista, é o segundo clube que mais desenvolveu suas redes sociais desde janeiro. Com aumento de 12%, a Macaca é único representante do sudeste no top 10. O terceiro colocado vem do sul do país, o Paraná Clube avançou mais de 9%, e é o primeiro time da série B (até o momento) em crescimento porcentual em 2017.

No ranking acumulado (total de seguidores), o Paraná é o 35º do Brasil, com 222.862. O número é a soma de torcedores inscritos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube do Paraná Clube.

O Vitória da Bahia, semifinalista do campeonato baiano, é o quarto clube que mais desenvolveu suas bases digitais neste quadrimestre, registrando uma expansão de quase 10%, e o único representante do nordeste no top 5. O feito do clube baiano merece destaque, pois tem a maior base digital entre os cinco clubes que mais cresceram em 2017, somando as quatro principais plataformas, o clube tem mais de 1,5 milhão de inscritos.

O Paysandu, semifinalista do campeonato paraense e representante da região norte do país, completa o top 5 com aumento de quase 8%.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, analisa. Os campeonatos estaduais, embora contestados por sua fórmula e calendário, têm importância significativa em exposição para os clubes regionais. A paixão e rivalidade local são fatores relevantes, e explorar estes valores de forma correta no mundo digital pode apoiar o desenvolvimento das propriedades digitais dos clubes, tornando um espaço valioso e relevante para os parceiros comerciais, disse o executivo.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.