Na manhã de ontem, representantes de dez municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram de uma solenidade de assinatura de um protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de Guardas Municipais da Região Metropolitana (COIN-GM). Fazem parte do Consórcio Araucária, Curitiba, Campo Largo, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Mandirituba, São José dos Pinhais e Quatro Barras.
O objetivo do consórcio é a cooperação mútua e o compartilhamento de ações entre as Guardas Municipais visando a melhoria e aprimoramento da Segurança Pública Intermunicipal e, por consequência, a redução dos índices de criminalidade na região metropolitana. O evento foi comandado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, que destacou que é fundamental fazer da grande Curitiba uma só por meio de ações integradas visando atingir objetivos comuns.
Para o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, José Roberto Fortes Couceiro, um dos representantes do município no evento, o consórcio servirá para que todas as guardas recebam verbas oriundas de projetos encaminhados ao Governo federal e estadual e também para parcerias em treinamentos, reciclagem, padronização de uniformes e viaturas e integração de informações, entre outros pontos. Na prática, as guardas municipais dos municípios consorciados, do de maior renda ao menor, terão oportunidades semelhantes de recurso financeiro e capacitação para desenvolver suas ações.