Estreia nesta quinta-feira (20), com direção de Octávio Camargo, o espetáculo de teatro Giacomo Joyce, de autoria do escritor irlandês James Joyce, na tradução de Paulo Leminski. O espetáculo será apresentado até 21 de maio, no teatro Novelas Curitibanas. A montagem é da Cia. Fluctissonante.

O espetáculo, além de encenar a releitura da obra, leva ao público referências de uma estética contemporânea e realista com tradução em libras, de Jonatas Medeiros.

O texto, possivelmente autobiográfico, explora o poético e o realizável, ao mesmo tempo, em que o personagem Giacomo Joyce se ufana da conquista da amada e também nos coloca a dúvida sobre o que é real e o que é a realização mental do seu desejo. Nas palavras de Leminski, é uma novela cinematográfica, ideogrâmica, como uma peça Nô, feita de flashes. Um grande poema de amor, uma vertigem vista de soslaio.

Vale destacar também o belíssimo trabalho realizado por Paulo Leminski nessa tradução, levando ao conhecimento do público essa outra face do poeta paranaense, que o coloca entre os grandes tradutores brasileiros, muitas vezes desconhecida pelo grande público.

A companhia com esse espetáculo também faz uma singela homenagem a atriz Claudete Pereira Jorge, pela sua trajetória de sucesso, considerada um ícone do teatro paranaense, ao qual dedicou 40 anos da sua vida.

Serviço:

20 de abril a 21 de maio de 2017

Quinta a sábado, às 21 h

Domingo, às 19 h

Teatro Novelas Curitibanas

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1222 – São Francisco

Entrada franca