Jovens que trabalham com tecnologia, palestrantes e mentores movimentam a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, em Curitiba. Eles participam de dois eventos. O Hackathon Paraná 2017 reúne programadores, designers e outros profissionais que atuam em desenvolvimento de software e projetos com soluções digitais relacionadas ao desenvolvimento urbano. No DemoDay Paraná 2017, empresários e donos de startups apresentam seus negócios a investidores de diferentes áreas. O objetivo é a geração de novos negócios e networking (contatos em rede).

Aqui estão reunidos jovens talentosos e criativos para inovarem com plataformas ideais os serviços públicos, com melhorias à vida dos cidadãos, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade, os eventos reúnem mais de 100 participantes e se encerram domingo, com a entrega de prêmios aos três melhores qualificados do Hackathon e os três primeiros selecionados do DemoDay.

Na sexta-feira (21), dia da abertura do Hackathon, a programação incluiu palestra do teólogo e engenheiro eletrônico Benício José Filho, CEO da empresa Ravel Tecnologia, mentor e investidor anjo em mais de 16 startups. Ele falou sobre Pitch e Modelagem de Negócios. O palestrante Marcos Batista, graduado em Design, com Pós-graduação em Cidades Criativas e também em economia Criativa, abordou Design Thinking. Batista também é consultor credenciado em Inovação, Design e Startups pelo Sebrae.

O professor, publicitário e palestrante nas áreas de Marketing e Empreendedorismo Digital e Inovação em Cidades, André Telles, falou sobre Smart Cities. Ele foi co-idealizador e co-fundador do Centro de Inovação Icities, no Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, e o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing, em 2005.

Com o objetivo de estimular ainda mais os concorrentes, os vencedores do Hackathon Paraná 2016, Daniel Veiga e Bruno Vieira de Lima, mostraram como está o trabalho com empresa Enfoca. O sucesso de ambos foi tanto que estão inscritos no DemoDay. Eles querem, agora, receber mais apoio, desta vez de investidores que vão julgar as melhores propostas, no domingo (23), para darem apoio formal e prêmios em dinheiro.

Treze equipes concorrem aos melhores prêmios do Hackathon Paraná 2017. Cada uma teve de escolher uma problemática dentro do tema central Cidades Inteligentes. Os participantes formaram equipes multidisciplinares, de até cinco integrantes, instruídas por mentores especializados, seguindo a metodologia Hackathon em busca de ideias inovadoras e disruptivas – cujo significado é o poder de romper ou alterar com o processo de algo; que causa a restauração súbita de uma corrente elétrica, provocando faíscas e gastando a energia que estava acumulada.

Dentro da temática geral, a específica é sobre Qualidade de Vida, onde os participantes puderam escolher um dos três temas propostos – Energia e Sustentabilidade Ambiental, Governança pelo Engajamento do Cidadão e Segurança Pública Inteligente.