Atual campeão estadual, o Atlético está na final do Campeonato Paranaense. Na tarde deste domingo (23), o time venceu o Londrina nos pênaltis por 5 a 3, após perder por 2 a 1 no tempo normal. A partida era a segunda das semifinais da competição. O time da capital vai à final contra o Coritiba, que eliminou o Cianorte.

No primeiro jogo, o Atlético havia vencido por 2 a 1, em Curitiba. O time precisava de uma vitória ou empate. O Londrina precisava vencer por dois gols de diferença. Se vencesse por apenas um, como de fato ocorreu, a decisão da vaga iria para os pênaltis, já que o gol fora de casa não vale como critério de desempate.

POLÊMICAS

A semana antes da partida foi recheada de polêmicas. O Atlético havia pedido para mudar a data da partida, mas não foi atendido. O Londrina alfinetou o adversário, insinuando que o Furacão não dava valor ao Estadual. Na sexta-feira, o técnico do Atlético, Paulo Autuori, disse que nem colocou no currículo o título de 2016. Este (2017) também não vou botar. Vou botar no currículo do Bruno Pivetti, afirmou.

Durante quase todo o Estadual, o Atlético usou times reservas, alegando que estava priorizando a Libertadores. O time se classificou em 8º lugar e eliminou o Paraná nas quartas-de-final. O Londrina, por sua vez, deveria enfrentar o JMalucelli nas oitavas, mas o Jotinha foi eliminado no Tapetão. Com isso, o Tubarão pegou o Rio Branco e avançou no torneio ao vencer os dois jogos.

CALENDÁRIO

O primeiro jogo das finais será no dia 30. A partida de volta, no dia 7 de maio. O outro semifinalista, o Coritiba, tem melhor campanha geral; com isso, o segundo jogo da decisão será no Couto Pereira.

ESCALAÇÃO

Autuori decidiu escalar um time reserva – em alguns casos, com reservas dos reservas. A ideia era fazer um protesto contra as punições impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) m- goleiro Weverton, por exemplo, está suspenso por oito jogos, até segunda ordem. Além disso, na próxima quarta-feira (26) o Furacão enfrenta o Flamengo, pela Copa Libertadores. Considerando-se as posições originais dos jogadores escalados, a formação sugeria um 3-5-2, um esquema que o treinador não costuma usar.

PRIMEIRO TEMPO

Sem precisar da vitória, e jogando fora de casa, o Atlético foi pressionado desde o começo. O Londrina insistia principalmente em jogadas aéreas – só de escanteios, foram 4 em 10 minutos. O time da casa dominou o meio-de-campo e não deixava o adversário ameaçar. Tanto que o primeiro chute a gol do Furacão saiu apenas aos 15 minutos. Aos 26, o goleiro Santos chegou a fazer uma boa defesa, em cabeçada de Paulo Rangel.

A pressão do Londrina deu resultado aos 39 minutos, quando Celsinho cruzou e Paulo Rangel mandou para dentro, de cabeça. Mesmo em desvantagem no placar, o Atlético não conseguiu reagir. O time dele está marcado certinho, a gente tem quer ser mais rápido. A gente não soube sair da pressão, disse o atacante Crysan.

SEGUNDO TEMPO

O Atlético voltou a campo sem alterações. O panorama também não mudou. O time da capital atacava pouco e era constantemente fustigado em jogadas aéreas. E o Londrina ampliou aos 6 minutos, com Celsinho. Pouco depois do gol, o Londrina perdeu o volante Germano, machucado, que deu lugar a Ícaro (ex-Coritiba).

Após o segundo gol, Autuori mexeu no Atlético, colocando o meia Matheus Anjos no lugar do volante Luiz Otávio. Depois, tirou o atacante Crysan para colocar Nicolas – que entrou como lateral-esquerdo, ao passo que Renan Lodi passou a atuar como meia pela esquerda. Lodi saiu em seguida, para a entrada do atacante Iago.

Mesmo com as trocas, o Atlético não conseguia reagir. O Londrina controlava o jogo e teve uma grande chance para matar o confronto, mas Paulo Rangel perdeu. Em seguida, o time da capital engatou um contra-ataque e a bola caiu com Renan Paulino, que descontou aos 35 minutos.

 

LONDRINA 2 x 1 ATLÉTICO

Londrina

César; Igor Bosel, Marcondes, Matheus e Ayrton (Igor Miranda); Germano, Rafael Gava, Fabinho e Celsinho; Yaya e Paulo Rangel. Técnico: Claudio Tencati

Atlético

Santos; José Ivaldo, Wanderson e Marcão; Cascardo, Luiz Otávio (Matheus Anjos), Renan Paulino, João Pedro e Renan Lodi (Iago); Luís Henrique e Crysan (Nicolas). Técnico: Paulo Autuori

Gols: Paulo Rangel (39-1º), Germano (7-2º), Renan Paulino (35-2º)

Cartões amarelos: Celsinho

Árbitro: Rafael Traci

Renda: R$ 178.609 mil

Público: 7.612 (pagante), 8.437 (total)

Local: Estádio do Café, em Londrina, domingo

 

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

2 – Rafael Gava cobra falta para a área. Germano raspa de cabeça na bola, mas manda para fora

12 – Ayrton cruza pela esquerda. Paulo Rangel cabeceia por cima

14 – Após cruzamento, Rafael Gava chuta de primeira, mas bate para fora

15 – Luiz Otávio bate de fora da área. O goleiro pega sem dificuldade

18 – Após tabela pelo lado direito do ataque, Igor Bosel chuta cruzado, rasteiro. Santos defende

23 – Luiz Otávio arrisca de longe. César segura

26 – Igor Bosel cruza. Paulo Rangel cabeceia no ângulo e Santos faz boa defesa

28 – Após cruzamento, Yaya surge nas costas da marcação e cabeceia. A bola bate no suporte da rede, por cima do gol

29 – Após escanteio, Matheus cabeceia por cima do gol

34 – Celsinho cobra escanteio. Santos afasta de soco. Ayrton pega a sobra e finaliza para fora

37 – Rafael Gava arrisca de longe. A bola vai por cima

39 – Gol do Londrina. Celsinho cruza da esquerda. Paulo Rangel sobe sozinho e cabeceia no canto esquerdo do goleiro

SEGUNDO TEMPO

6 – Gol do Londrina. Celsinho recebe no bico da área, passa por Luiz Otávio e chuta cruzado, com efeito, no canto direito do goleiro

13 – Matheus anjos cobra falta. A defesa corta para escanteio

15 – Yaya cruza e Paulo Rangel cabeceia no travessão. Na sequencia, Yaya chuta forte, mas para fora

19 – Luis Henrique recebe e finaliza. A bola vai sem força e o goleiro defende sem dificuldade

26 – Iago chuta em cima da zaga do Londrina; a bola volta para ele finalizar no canto. O goleiro César cai e pega

31 – Paulo Rangel tenta o chute de longe, mas manda para fora

34 – Paulo Rangel recebe na área. Santos sai e salva o gol

35 – Gol do Atlético. Após contra-ataque puxado por Matheus Anjos e Iago, Luis Henrique manda para Renan Paulino, na esquerda. Ele toca tirando do goleiro e Renan Paulino chuta para o gol desprotegido

PÊNALTIS

Gol do Atlético – João Pedro

Gol do Londrina – Paulo Rangel

Gol do Atlético – Nicolas

Gol do Londrina – Ícaro

Gol do Atlético – Iago

Gol do Londrina – Marcinho

Gol do Atlético – Cascardo

Erro do Londrina – Rafael Gava chuta na trave direita

Gol do Atlético – Luis Henrique